Por Emaísa Lima

O melhor presente de Natal para os sorteados de Petrolina foi o recebimento das chaves, das 4.976 unidades habitacionais, beneficiando 19.904 pessoas. A entrega das chaves foi feita na manhã de terça-feira (23), aos moradores do Residencial Nova Petrolina e Monsenhor Bernardino, em Petrolina. Por meio do programa do governo federal, Minha Casa Minha Vida, do Ministério das Cidades, da Prefeitura Municipal de Petrolina, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
A cerimônia de entrega dos conjuntos habitacionais, o Residencial Nova Petrolina (1.200 unidades) e o Monsenhor Bernardino (1.444), contou com a presença de autoridades políticas, do prefeito Julio Lossio, do secretário extraordinário de Habitação, Edinado Lima, do ministro das Cidades, Gilberto Occhi, representantes das duas agências bancárias e da construtora responsável pela obra.
Durante a cerimônia o representante do Banco do Brasil, o vice-presidente de negócios de varejo, Alexandre Correia Abreu, relata a alegria de poder entregar as moradias neste período. “Meus amigos é com muita honra e satisfação que o Branco do Brasil está participando deste empreendimento, é para isto que nós trabalhamos, queria deixar registrado que para este momento, maravilhoso, na vida de vocês acontecesse muita gente teve de trabalhar forte e é só assim que nós conseguimos fazer as coisas neste Brasil, juntando: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades, Prefeitura Municipal, câmaras, construtoras e lideranças sindicais, tudo isto sobre o comando de uma pessoa que mais briga por este programa, que avaliza este programa, a presidenta Dilma Rousseff.”
Já o responsável pela Caixa Econômica Federal, o superintendente regional no Centro-Oeste de Pernambuco, Dênis Matias, no que concerne à participação da instituição financeira na entrega. “Cumprimento a todos os presentes e queria agradecer a parceria e o empenho que a prefeitura tem tido com a execução das políticas públicas do governo federal aqui no município. E, neste momento ímpar, sem dúvida nenhuma o Natal de 2014 será uma diferença na vida de vocês. Isso porque o bem mais precioso que uma família pode ter é a sua casa própria.”
Especial
Fugindo do protocolo o prefeito Julio Lossio fez questão que o secretário extraordinário de Habitação, Edinado Lima, desse seu testemunho. O mesmo destacou a importância deste momento. “Hoje é um dia muito especial, para todos nós, não só porque é véspera de Natal, mas também por conta de tudo isto que acontece hoje que é fruto de todo um país, de todo um Brasil, de todo um governo, federal e municipal, que enxergaram nas políticas públicas, a política habitacional como uma política importante para o país e para os brasileiros.”
Em completa alegria e satisfação, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, destaca a importância desta entrega para o município. “Dizer a vocês que este é o melhor Natal de minha vida, tanto como prefeito quanto do pessoal, nunca imaginei que aos 43 anos, eu pudesse viver um momento tão feliz na minha vida. E dizemos a vocês que nós cantamos lá atrás, há nove anos atrás, nós dizíamos ‘agora Petrolina avança, chegou a nova esperança’ e esta nova esperança é concretizada hoje, com entrega das chaves para sua habitação.”
Mensagem
Para o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, a mensagem de Natal e de um próspero ano vindouro foi da seguinte forma. “Me permito ser bem democrático, então, eu vou cumprimentar apenas uma pessoa: a senhora Maria da Conceição Lima, pois ela tem 71 anos de idade, e talvez aqui poucas pessoas tenham 71 anos de idade, eu não tenho, tenho 56, mas eu fico imaginando, tenho a minha casa própria, o Julio (se referindo ao prefeito) tem a dele, as demais pessoas e tanta gente tem, só que eu fico imaginando esperar 71 anos para receber a chave da casa própria, concretizar um sonho e eu quero desejar para senhora não apenas um feliz Natal, quero desejar para senhora, dona Conceição, que a senhora viva mais 71 anos para poder aproveitar aqui, esta casa que a senhora ganhou.”
O senhor Francisco de Assis da Silva Mota, que representou os beneficiários do Nova Petrolina, falou sobre a garantia da casa própria. “Olha gente eu não tenho muito o que falar não. Aqui a emoção é demais e eu sei que valeu a pena estes cinco anos de espera por estas casas e hoje eu sei que recebi a minha casa.”
O Minha Casa Minha Vida é um programa de governo federal que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras.






