Uma adolescente de Petrolina que está em tratamento contra um câncer recebeu a visita inesperada de um super herói da vida real, e o encontro foi capaz de alterar a química do corpo dela para melhor. O vídeo desse momento repercutiu positivamente nas redes sociais, mostrando que a medicina vai muito além de diagnósticos e remédios.
No vídeo, o médico André Fernandes enfrenta a timidez e se fantasia de super herói, mas não qualquer um, o predileto da paciente. O ‘Doutor Estranho’ preparou a surpresa somente para animar a Lavínia Santana, de 17 anos, em um momento inesquecível.
“Ele ficava brincando, dizendo que um dia viria fantasiado de Doutor Estranho e eu nunca acreditei realmente que ia acontecer isso. Mas, nessas últimas semanas, eu estava bem mal. Estava com a boca doendo, peguei pneumonia, então estava bem para baixo e ele decidiu fazer essa surpresa, e eu sou grata. Me animou muito”.
O Doutor Estranho é um mago supremo e o principal protetor da terra contra ameaças mágicas. Mas como todo super herói, por trás da capa ele tem sua própria vida, nesse caso, a de um neurocirurgião. Essa inteligência que fez dele o herói predileto de lavínia.
“Ele é muito sábio. Ele pensa muito antes de fazer alguma coisa e também é bem poderoso”.
Essa surpresa especial que Lavínia ganhou não foi a primeira. Ainda em maio deste ano, o médico André Fernandes liberou a jovem para assistir no cinema o lançamento de mais um filme do super-herói predileto. Para isso, uma força tarefa foi montada, a fim de possibilitar a experiência única para a paciente, que desde o final de 2021 tem passado por muitos processos de saúde.
Lavínia foi diagnosticada com edema na visão, hipertensão intracraniana, até chegar no diagnóstico de leucemia linfoide aguda. Desde então, ela começou o tratamento com o doutor André Fernandes, em um hospital particular de Petrolina. Durante esse período, a relação entre médico e paciente se estreitou, e o profissional virou também um membro da família.
Super-herói da vida real, o médico André Fernandes comenta a repercussão que o vídeo ganhou e revela a ideia por trás da surpresa realizada para Lavínia. Ele defende uma medicina muito além de tratamento e remédios.
“Eu não tinha dimensão que tomaria essa repercussão toda. O que eu queria era só trazer felicidade para ela e mais nada. Mas depois cresceu, e é bom que a gente mostre para outras pessoas que é possível a gente ter uma relação em que a gente traga um tratamento não só em forma de cápsula, de quimioterapia, de ampolas ou de outras medicações, mas sim de amor e de empatia”.
G1 Petrolina
Foto: Arquivo Pessoal