Na última semana aconteceu em Belém-PA o 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade no qual foram debatidos os avanços desta especialidade no Brasil, os desafios da Atenção Primária à Saúde e as perspectivas para os próximos anos.
Para Izaías Francisco de Souza Júnior, Médico de Família da cidade de Petrolina e Coordenador do Curso de Medicina da UNIVASF, a participação em eventos como este é essencial. “Tivemos a oportunidade de debater novas propostas com médicos e professores de todo o Brasil. E o nome do da UNIVASF e do município de Petrolina tem chegado com força nestes espaços.”
O Congresso contou com a participação de cerca de 4 mil pessoas de todo o Brasil e os grandes desafios apontados pelos participantes estão relacionados à interiorização da medicina em nosso país e à fixação dos profissionais nas unidades de saúde.
“Petrolina e o Vale do São Francisco despontam como pioneiros nesta discussão em nosso país. A residência em Medicina de Família e Comunidade da UNIVASF já formou quase 10 médicos de família na região e atualmente temos 16 residentes que passam por treinamento para que muito em breve possam ser grandes especialistas e contribuam mais ainda com os avanços da saúde na região” afirmou o Médico de Família de Petrolina e professor da UNIVASF Aristóteles Cardona Júnior.
Também estiveram presentes no Congresso alguns residentes e estudantes da UNIVASF, representantes da Liga de Medicina de Família e Comunidade.