Origem de Coelho é Petrolina, tendo como pai “Quelê” que se consolidou como empresário e educou os filhos em várias capitais porque aqui só existia Ginásio. Petrolina era passagem de Juazeiro onde milhares de migrantes atravessavam o Rio para nos Navios Gaiola irem buscar emprego em São Paulo. “Quelê”, indignado com todo aquele êxodo e miséria, mesmo tendo aqui o Rio São Francisco cheio de riquezas, trouxe Nilo para ser político.
Nilo como Governador, implantou a irrigação com o apoio do então Presidente do Banco Mundial – McNamara, que visitou Petrolina a seu convite, e daí em diante, passamos a ser
Barreira para crescimento gerando empregos e renda.
Quando fui Prefeito, existia Ginásio, e apaixonado por educação, não medi esforços para implantar o primeiro Curso de Nível Superior no interior de Pernambuco – Administração de Empresas, atual FACAPE com 8 cursos, beneficiando uma gama imensa de jovens da Região do Vale do São Francisco.
Assim cresceu Petrolina com educação, e crescemos todos!
Osvaldo Coelho – Deputado Federal por 8 mandatos, conseguiu após uma luta árdua, aqui implantar a UNIVASF – UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, portanto, uma Universidade específica para o Vale do São Francisco, atualmente com 20 cursos, entre eles Engenharia e Medicina, cujo processo seletivo era o tradicional Vestibular.
De repente, surge uma idéia absurda e incoerente do Ministério da Educação, de incorporar o ENEM às Universidades interiorizadas. Um absurdo! Como rápido exemplo, em 2012 de 100 vagas para Medicina na UNIVASF, apenas foram 22 preenchidas por jovens do Vale.
Inconformado com tamanho prejuízo para nossos jovens, não tenho cansado de batalhar junto a Presidente Dilma, Ministros e Políticos com mandatos, buscando acabar com o ENEM para o interior do País.
E agora, lendo os diversos artigos sobre a importação de Médicos, reafirmo minha convicção que devemos mesmo, mais que nunca, é interiorizar o ensino, e capacitar os jovens onde eles residem. Com isso, não tenho dúvidas, não iriam faltar Médicos no interior para suprir as deficiências locais de Saúde, ou seja, importar Médicos, não!
Assim, entendo que não só a UNIVASF como outras Universidades que foram interiorizadas, devem sim, ser bonificadas com o tradicional Vestibular.
GERALDO COELHO.
Político em Petrolina – Vereador, Prefeito, e Deputado Estadual por 24 anos.