A eleição para a escolha dos delegados do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT), em Juazeiro, ocorrida no último domingo (25), colocou a chapa 3, que defende que o Partido lance candidatura própria nas eleições de outubro, em situação favorável. Durante eleição neste domingo na sede do partido localizada na Praça da Bandeira, foram definidos os 168 delegados que participarão do processo tático eleitoral e definirão o futuro do partido no município.
Foram 717 votos válidos no processo que começou às 08h e terminou às 17 horas. De acordo com a apuração, a Chapa 1 teve 184 votos que corresponde a 43 delegados na reunião. A Chapa 2 somou 127 e terá 30 delegados. A Chapa 3, intitulada Feliz Cidade, que defende o projeto de candidatura própria e apoia o ex-prefeito e suplente de deputado Joseph Bandeira, alcançou 406 votos e reunirá 95 delegados. A chapa 3 terá 22 delegados a mais do que as chapas 1 e 2 juntas.
Nesta segunda-feira (26), as chapas 1 e 2 apresentaram suas justificativas para não apoiar o ex-deputado Joseph Bandeira. Estiveram presentes na coletiva membros do partido, além do secretário geral do PT, Osmar Galdino (Jojó) e da secretária municipal Célia Regina, lideranças locais do partido na cidade. “Esse processo foi importante porque toda a oposição, hoje, ao governo Isaac Carvalho está ansiosa por uma posição do PT para firmar seus possíveis candidatos a disputar o pleito, mas essa decisão ainda não está tomada. Temos até junho para decidir todos os detalhes. Teremos a votação no dia 22 de abril para definir a tática eleitoral e, a partir daí, é que iremos tomar as decisões em cima de resultados definitivos, já que esses números ainda podem mudar”, explica Osmar Galdino.
Membro de uma das chapas derrotadas, a secretária do Partido no município, Célia Regina, esclarece os números apresentados com o resultado da eleição. “57% dos votos válidos apoiaram a chapa 3, mas os 43% restantes não apoiaram essa decisão e esse número é muito alto, temos que levá-lo em consideração. Joseph é uma grande liderança, mas essa eleição passa por outras questões que dizem respeito a acordos maiores, como a eleição nacional e estadual. Então, chegou a hora de cumprirmos a nossa parte do acordo que é apoiar a eleição municipal dos nossos partidos da base aliada, como é o caso do PCdoB. Respeitamos o resultado, mas ainda iremos debater sobre ele”, declara Célia.
O vereador Leonardo Bandeira (PT), filho de Joseph, deixou bem claro a sua opinião de que a intenção de grande parte dos militantes de Juazeiro é pela candidatura própria e que não há a mínima possibilidade de Joseph estar com Isaac independente da tática eleitoral decidida pelo diretório do partido. “Nós não cogitamos a possibilidade de apoiar a reeleição do PCdoB, nós estamos lutando para defender candidatura própria e se alguma coisa acontecer fora do normal, alguém quiser atropelar o processo, nós podemos pedir licença do partido, pois Joseph é pré-candidato à prefeito e não existe a possibilidade de Joseph e de Leonardo apoiarem Isaac Carvalho”, avisou.
Ainda de acordo com os secretários, todos os filiados terão que cumprir a decisão que for tomada no próximo dia 22/04. Nesse caso, se o PT optar pela candidatura própria, os cargos ocupados pelo partido no governo Isaac Carvalho deverão ser entregues.
Por Laiza Campos
Fotos Cristina Duarte