Os dez produtores rurais que participam do programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), desenvolvido pela prefeitura de Petrolina através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), participaram na manhã desta segunda (14), de uma palestra sobre a recomposição da Caatinga. Proferida pelo agrônomo do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPPAA), Diego Albuquerque, a abordagem teve como principal objetivo mostrar que deve ser buscada sempre uma parceria entre os poderes públicos e a comunidade no sentido de revitalizar o Bioma Caatinga, tão devastado pela ação degradadora do homem.
“Nós do IRPPA vemos com satisfação e expectativa esse trabalho desenvolvido pela AMMA, com a efetivação das UCCA´s, e esperamos que possa render bons resultados, para mostrar que a Caatinga em pé tem mais valor do que ela derrubada. Então, nesta palestra de hoje, evidenciamos esta relação de parceria, discutindo junto aos produtores rurais das Unidades de Conservação, um projeto que nós estamos desenvolvendo desde 2010, em sete municípios do sertão baiano, construindo uma nova realidade com aquelas comunidades. Aqui está sendo feito um diálogo, evidenciando que a população e o poder público têm sempre que se movimentar no sentido de recompor a vegetação da Caatinga, que sofre com os impactos da mineração, das barragens, do agronegócio. Todos têm que estar atentos a essa necessidade de recomposição da Caatinga”, pontua o agrônomo.
Durante a palestra, os dez membros das UCCA´s receberam uma cartilha produzida pelo IRPPA que detalha o projeto do Recaatingamento, desenvolvido em comunidades rurais de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Uauá, Curaçá e Canudos. Nestas áreas, os técnicos do IRPAA têm trabalhado com a ideia do manejo sustentável dos recursos naturais. A proposta é fazer o replantio de espécies da Caatinga em áreas onde antes houve processos como queimadas e desmatamentos e, ao longo dos anos, possibilitar com que estas comunidades tenham acesso a uma vegetação rica e um Bioma conservado.
Esta é a nona palestra que os participantes das UCCA´s assistem este ano. A cada mês, eles têm um encontro marcado na sede da AMMA, onde trocam ideias e conversam com técnicos de instituições parceiras, sobre assuntos voltados ao bioma Caatinga. Visitas técnicas também são realizadas. O propósito é capacitar estes produtores para que eles possam preservar e conservar o ecossistema, através do manejo sustentável.
Texto e fotos: ASCOM AMMA/PMP