A partir do dia 10 de setembro, próxima quarta-feira, as meninas de 11 a 13 anos, que já receberam a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), devem receber a segunda dose. As adolescentes que não tomaram a primeira dose também podem procurar as unidades de saúde.
“A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e é muito importante para garantir a proteção contra o vírus. As meninas que vão tomar a segunda dose devem verificar em seu cartão de vacina a data de retorno”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Petrolina (PNI) Jeane Moraes.
Na primeira etapa da vacinação mais de 90% do público alvo foi imunizado, totalizando 8.745 meninas protegidas contra o HPV. O esquema de vacinação contra o HPV é feito com três doses, sendo que a terceira dose da vacina só será aplicada cinco anos após a primeira.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4,3 milhões de meninas nessa faixa etária já receberam a primeira dose em março deste ano. A segunda é essencial para garantir a proteção contra o HPV. A vacina protege contra quatro subtipos da doença (6, 11, 16 e 18).
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Ele também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil estima-se o surgimento de 15 mil novos casos este ano.
ASCOM Saúde Petrolina