O curso de mestrado em Ciências Veterinárias no Semiárido, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi aprovado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na última quarta-feira (19).
A proposta do curso foi submetida à Capes em junho deste ano. Segundo a professora e coordenadora do curso, Maria Helena Matos, a criação do mestrado vai contribuir para o fortalecimento da Pós-Graduação e da pesquisa na Univasf. “Com a aprovação do curso, será possível incrementar pesquisas em diferentes áreas do conhecimento em Medicina Veterinária, com relevância para a região do Semiárido”, complementou.
O mestrado será implantado a partir do primeiro semestre de 2013 e englobará três linhas de pesquisa: Biotecnologia aplicada à Medicina Veterinária; Morfofisiologia e Metabologia Animal; Saúde Animal e Medicina Veterinária Preventiva.
A coordenadora do mestrado afirmou que este será o primeiro curso na região, em nível de mestrado, que pensa a pesquisa, o ensino e o desenvolvimento tecnológico de modo interdisciplinar. “Esperamos formar mestres qualificados para atuar nas áreas de clínica, saúde pública, biotecnologia, manejo e conservação de animais silvestres, produção ou reprodução animal, e com capacidade crítica para o ensino, a pesquisa, as tendências de aprimoramento, inovação e desenvolvimento sustentável no Semiárido”, concluiu.
De acordo ainda com a professora Maria Helena Matos, o edital com as informações de seleção e matrícula será elaborado no mês de janeiro de 2013.