Por Emaísa Lima
Para explicar sobre a ocorrência, além de dar mais informações, das chuvas, acontecidas no último final de semana, aqui no Vale do São Francisco e cidades circunvizinhas, o Diário da Região foi conversar com o meteorologista e coordenador do Laboratório de Meteorologia (labMET), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro, Mário Miranda.
Sobre as chuvas, estas ocorridas no último final de semana, sábado (21) e domingo (22), o meteorologista Mário Miranda esclarece que. “Essas chuvas resultam de um sistema meteorológico, este que é chamado de Zona de Convergência Intertropical, ele tem sua origem na evaporação da água, na Costa do Nordeste Brasileiro, adentra trazido pelos ventos alísios e chega até a nossa região. Às vezes essa nuvem já vem formada, mas muitas vezes a umidade é suficiente para chegar na nossa região e produzir as chuvas que vimos, ou seja, esta atuação do sistema de Zona de Convergência Intertropical vai até o mês de abril. E o mês de março, quando está dentro da normalidade, é o mês que ela mais produz chuvas.”
Sobre o andamento do ciclo de chuvas do semiárido nordestino, inclusive nas duas cidades do Vale São Francisco, o meteorologista Mário Miranda explica como ele acontece. “Nós temos uma situação, onde o ciclo das chuvas, no semiárido nordestino, inclusive na nossa região de Petrolina e Juazeiro, tem uma duração média de 13 anos. Então durante este tempo, passamos por um período de chuvas acima da média e durante 8 anos, dentro destes 13 anos, passamos por um período em que as chuvas estão abaixo da média. Se nós pegarmos os nossos registros de chuva, do início deste milênio, de 2000 para cá, veremos que até 2009, nós tivemos chuvas razoáveis e principalmente, entre 2004 e 2010, durante 7 anos nós tivemos chuvas muito boas aqui na região. Mas de 2011 até este ano, essas chuvas não foram tão satisfatórias, está dentro do período baixo deste ciclo, que eu mencionei de 13 anos. Felizmente já devemos estar saindo deste ciclo, nos próximos anos, mas é uma coisa natural que vem acontecendo ao longo destes anos. E temos esta informação há 102 anos tanto em Juazeiro quanto em Petrolina.”
Lembrando que para o restante da semana, até o começo da próxima, segundo informações do Laboratório de Meteorologia (labMET), são de que as previsões para a região do Vale e municípios circunvizinhos, é de que no período de 23 a 30 de março de 2015, deverá ter céu variando de parcialmente nublado a nublado.