O ministro Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência, utilizou a conta pessoal no Twitter para antecipar uma pesquisa do Ibope com relação à aceitação popular para a reforma da Previdência. De acordo com a mensagem divulgada, 44% da população é contrária às mudanças nas regras de aposentadoria. Segundo Moreira Franco, essa é a primeira vez que os entrevistados que se opõem ao tema representam menos da metade dos brasileiros.
O assunto tem mobilizado a equipe de Temer em busca de votos para aprovação no Congresso. Com Moreira Franco, não é diferente. Para o ministro, a reforma é o principal caminho para uma sociedade mais igualitária.
“A diferença entre os que ganham mais e os que ganham menos no sistema previdenciário brasileiro, os que ganham mais se aposentam mais cedo. Os que ganham mais têm vencimentos que são reajustados a vida inteira. Esse sistema não é justo”, ressaltou ele.
A pesquisa foi realizada a pedido do Palácio do Planalto. As entrevistas foram feitas entre os dias 25 e 29 de janeiro deste ano. O poder de convencimento, tanto de congressistas como da população, tem sido uma das prioridades de Michel Temer em 2018. O presidente quer a aprovação da reforma até o mês de fevereiro.




