Por Emaísa Lima
O Paço Municipal foi palco, na manhã de ontem (30), para o lançamento e assinatura da publicação do edital de licitação do lote 1 da Travessia Urbana de Juazeiro. O evento contou com a presença do prefeito Isaac Carvalho; do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio; do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Tarcísio Gomes de Freitas, e do superintendente do Dnit/BA, Amauri Souza Lima, dentre outras lideranças.
Durante o evento foi explanado sobre o início do processo licitatório com vistas à pavimentação da BR-235/BA, no trecho que liga as cidades de Remanso a Campo Alegre de Lourdes, correspondendo aos lotes 09 e 10 da obra em questão, num total de 130 km. Como também a revitalização do trecho entre a divisa dos estados de PE/BA passando por Casa Nova até a barragem de Sobradinho, também da BR-235/BA. Com essas medidas o governo federal pretende investir em torno de 1 bilhão de reais no intuito da pavimentação completa da BR no estado da Bahia.
O prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) mais uma vez reconheceu o apoio do estado e do governo federal no referente às obras de desenvolvimento para a região. “Essa obra era aguardada há muitos anos pela população desta cidade e da região, isso com certeza vai promover o desenvolvimento comercial da nossa cidade. Nesses últimos cinco anos Juazeiro nunca recebeu tantos investimentos como tem recebido. Essas obras são frutos de uma parceria com o ex-presidente Luiz Inácio, a presidente Dilma Rousseff e o nosso governador Jaques Wagner”
Travessia
A obra da travessia de Juazeiro, conhecida como anel viário, vai duplicar a BR-407, do trecho entre a Ponte Presidente Dutra até a saída da cidade, nas proximidades do bairro João Paulo II. Serão duplicados aproximadamente 10 km de extensão com investimento previsto de R$ 76,6 milhões.
Já o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio, afirmou que Juazeiro está sendo beneficiada com uma obra de qualidade. “É por esta razão, que junto do prefeito Isaac, podemos anunciar, para população de Juazeiro, que nós estamos recolocando a licitação desta travessia, que deve ser concluída em até 30 dias, depois disto quem assume é a empresa ganhadora, que será responsável pela duplicação. E ao mesmo tempo, o nosso superintendente está acompanhando e convicto de que até outubro teremos os projetos dos viadutos concluídos, e aí poderemos, na mesma direção fazer a licitação dos viadutos que junto com as obras da duplicação da via compõem as ações da Travessia Urbana de Juazeiro.”
Investimento
Sobre as obras dos lotes 9 e 10 da BR-235, trecho entre Remanso e a divisa da Bahia com o Piauí o ministro falou: “A reforma da BR-235 vai resolver o problema do transporte e logística entre diversos municípios e os estados vizinhos da Bahia. A autorização para o início da recuperação do trecho de 121 quilômetros, que liga as cidades de Juazeiro, Pinhões e Uauá, foi assinada no dia 24 de fevereiro deste ano. Agora, para implantação dos novos lotes da BR-235, no trecho entre Remanso e a divisa da Bahia com o Piauí, o investimento previsto é de R$ 190 milhões”, concluiu.
Sobre a realização destas obras e a importância deste investimento no município baiano de Juazeiro, o superintendente do Dnit/BA, Amauri Souza Lima, expôs que, “De um ano para cá, estes investimentos, em função da importância da região, não só pela Bahia, mas pelo Brasil inteiro, caracterizado pelas rodovias federais, pela travessia urbana da cidade de Juazeiro, é que o Dnit e o governo federal, Ministério dos Transportes, priorizou e vem executando estas obras da maior importância e investindo em valores altíssimos, eles que são de maior utilidade aqui para região”, destaca.
Depois da solenidade, a comitiva se dirigiu ao canteiro de obras da BR-235 para uma visita e vistoria técnica. E por motivos de agenda, o governador Jaques Wagner (PT) não pôde comparecer ao evento em razão da inauguração da adutora do Forrozeiro, em Barro Vermelho.