Em visita à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ocorrida sexta-feira (23), no Gabinete da Reitoria, o ministro Fernando Bezerra Coelho manifestou ao reitor Julianeli Tolentino de Lima, o interesse de intensificar as relações entre o Ministério da Integração Nacional (MI) e a Univasf, em prol do desenvolvimento da região.
Fernando Bezerra Coelho ressaltou a importância da Univasf para a interiorização do ensino superior e o desenvolvimento científico do Nordeste. Na ocasião o ministro reafirmou o seu apoio à Reitoria para a consolidação da Univasf como uma instituição de referência na produção e difusão do conhecimento científico.
Esta é a primeira vez que Fernando Bezerra Coelho visita a Univasf na gestão do reitor Julianeli Tolentino de Lima. Ao ministro, o reitor falou dos projetos já encaminhados pela sua equipe e da necessidade de investimentos e recursos que comportem a infraestrutura projetada, de forma sustentável, e que viabilizem a formação de uma base de excelência no ensino de graduação, na pesquisa, na pós-graduação e nas ações de extensão desenvolvidas pela universidade junto às comunidades.
Julianeli citou os desafios e perspectivas para a expansão e consolidação de espaços indutores do desenvolvimento social, científico e de aproximação com a sociedade, a exemplo do Espaço de Ciência e Cultura ECC/Univasf) e a Policlínica que estão em obras. Falou sobre convênios e parcerias que, juntamente com a sua equipe, tem buscado para a inserção dos cursos da área de saúde nas redes públicas de atendimento.
O reitor também explicitou a sua visão no sentido de promover o crescimento equânime dos campi, melhorar o acesso ao campus de são Raimundo Nonato, no Piauí, envolvendo pavimentação e iluminação da área de entorno, e também a abertura de mais cursos no campus de Senhor do Bonfim (BA), onde atualmente funciona a graduação de Ciências da Natureza.
A demonstração de apoio que tem recebido das prefeituras para a expansão da Univasf também foi destacada pelo reitor ao ministro, em virtude das demandas oriundas de diversos municípios para abertura de mais um curso de medicina e edificação de novo campus na região.