O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, esteve em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, na tarde desta quinta-feira (30), para realizar a terceira visita às obras de transposição do São Francisco em um período de quatro meses. No município, o ministro sobrevoou a primeira estação de bombeamento do Eixo Norte. Antes disso, ele passou por Floresta, PE, onde acompanhou as atividades das metas 1 Leste e 2 Leste.
Em entrevista, o ministro avaliou o andamento das obras. “No Eixo Norte a gente considera que estamos em um nível de desenvolvimento de bom para ótimo. E no Eixo Leste, esperamos que fique melhor ainda. Então, precisamos acelerar a mobilização e obras”, afirmou Francisco Teixeira.
O projeto tem como finalidade integrar o rio São Francisco a rios temporários de quatro estados do Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, alcançando 390 municípios nordestinos. A promessa do governo é que a transposição seja finalizada até o final de 2015.
A obra começou a ser executada em 2007 com o custo estimado em 4,7 bilhões de reais e deveria ter ficado pronta em 2012. Atualmente, com pouco mais da metade concluída, o orçamento previsto para este ano é de R$ 561 milhões.
G1