Um jornalista palestino está gerando repercussão na mídia árabe com uma versão alternativa do “desafio de balde de gelo”, que procura refletir a situação em Gaza.
Na versão palestina, ao invés de água gelada, o jornalista se ‘banha’ com um balde de escombros de ataques.
Em um vídeo postado no YouTube, Ayman Aloul aparece cercado por ruínas de prédios destruídos pelo recente conflito entre o Hamas e Israel, derramando um balde cheio de entulho sobre sua cabeça.
Na gravação, ele diz usar os escombros porque a água é rara e preciosa em Gaza e não há eletricidade para congelá-la.
Usando a hashtag “#remainsbucket” (balde de destroços) no Twitter, ele pede às pessoas que façam o mesmo em demonstração de solidariedade com os palestinos.
Confira o vídeo:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=duSBig1-VUA[/youtube]
O “desafio do balde de gelo”, ou Ice Bucket Challenge, é uma campanha para angariar fundos e chamar atenção para a esclerose lateral amiotrófica, que tornou-se viral na internet.
A campanha pede que os usuários derramem um balde de água gelada sobre a cabeça, compartilhem o vídeo e desafiem outros amigos a cumprir o ritual.
Na Índia, uma jornalista criou o “desafio do balde de arroz”, no qual as pessoas são incentivadas a doar um balde do alimento aos que necessitam. A ideia foi rapidamente compartilhada pelas mídias sociais, mas não se sabe quantos baldes teriam sido doados.
BBC Brasil