Por Caio Alves

Uma casa na Quadra F, do bairro Parque Residencial, em Juazeiro, desabou no último domingo (10), deixando uma senhora de 53 anos desabrigada, juntamente com o seu filho de 26 anos. A dona da casa é Maria Ivoneide de Souza, que recebeu a nossa equipe de reportagem em seu terreno, pois a sua casa está no chão. A moradora e seu filho escaparam do incidente sem nenhum ferimento.
Segundo Maria Ivoneide o motivo de sua casa ter caído foi por causa das infiltrações, que em decorrência da rua não ser saneada, a água do esgoto entra para sua casa, causando incômodo não só para ela, mas para os outros moradores. “Só vivo tirando água daqui do meu muro, o esgoto da rua entra todo na minha casa e acho que foi por isso que ela não aguentou e caiu”, explicou a moradora.
Mesmo sem a casa de pé, Maria Ivoneide está dormindo no local. Improvisou uma cama, uma cozinha e organizou os seus objetos em um canto para não sair do seu lugar. “Eu quero ficar no meu canto, minha irmã já veio aqui para me levar para a casa dela, mas eu não vou”, disse a moradora.

A moradora informou que nenhum órgão da prefeitura visitou o local para saber como ela está e como está a condição do imóvel/terreno. Ela está contando com a ajuda dos próprios moradores que estão realizando doações de alimentos e até de material de construção para levantar um novo lar para ela. “Rapaz, aqui é uma bênção, a vizinhança tem me ajudado, as pessoas fizeram até uma feira pra mim e só tenho a agradecer a elas por essa ajuda. Mas nenhum órgão da prefeitura veio até aqui”, concluiu.
O comerciante e morador do bairro, José Amancio do Vale, foi um dos moradores que tiveram a iniciativa de ajudar dona Ivoneide. Ele publicou em seu perfil no Facebook algumas fotos da casa logo após o desabamento, pedindo doações de materiais de construção para fazer uma nova casa para Maria Ivoneide. “Estamos tentando fazer a casa dela, e nesse final de semana haverá um mutirão para aos pouco erguer aqui uma nova casa”, salientou.
Também para José Amancio o motivo da queda da casa foi a falta de saneamento que a rua não tem. Segundo ele, o esgoto entra nas casas causando infiltração e deixando as paredes úmidas. “O esgoto entra pelas casas, infiltra, acumula muita água e acaba caindo”, concluiu José Amancio.
Quem estiver interessado em ajudar é só entrar em contato pelo número: (74) 9985-2244.




