“Nas águas do Velho Chico, um sonho realizado”. A letra da música “Forró Molhado”, feita pelo compositor e cantor Adelmário Coelho, especialmente para festejar a chegada da Adutora do Forrozeiro ao município de Curaçá, traduz a alegria e gratidão de um povo que há muito esperava pela água do Rio São Francisco. Numa luta do prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho e demais lideranças da região junto ao governador da Bahia, Jaques Wagner, um ramal de oito quilômetros de tubulação leva água da adutora até o Distrito de Pinhões.
A chegada da água do Rio São Francisco a Pinhões era um sonho antigo da comunidade que vinha sofrendo em consequência do baixo nível do açude, registrado nos últimos anos. “Esse é o maior presente que nós poderíamos receber. Há anos sofremos com a qualidade da água servida aqui em Pinhões, e tínhamos receio de beber por ser uma água salobra, podendo causar problema na nossa saúde, mas agora estamos seguros com a chegada da água do São Francisco, e só temos que agradecer ao prefeito Isaac e a todos que se empenharam para que esse benefício chegasse até nós”, festejou o morador José Soares da Fonseca, que foi endossado pela também moradora de Pinhões, Maria do Carmo Gonçalves.
O ramal da Adutora do Forrozeiro que leva água do São Francisco até Pinhões foi inaugurado na ultima sexta-feira (3) e vai beneficiar aproximadamente 700 famílias do Distrito através de um convênio firmado entre as Prefeituras de Juazeiro e Curaçá.
A professora Nilma Maria, expressou sua alegria com a chegada da água pedindo à comunidade para que a use com consciência para que não venha a faltar. Já a agente de saúde, Gildete Silva disse que Pinhões vive um novo tempo, pois a água representa saúde e vida. “É tempo de sorrir e de agradecer por mais esse benefício”, resumiu.
A chuva que caiu na região no dia da inauguração do ramal foi festejada pelos moradores do distrito e também pelo presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Alcântara Filho, que dividiu sua alegria afirmando “ninguém fez em 30 anos o que esse governo já fez em seis”.
O diretor do SAAE/Juazeiro, Joaquim Neto, lembrou de uma reunião realizada no ano passado para discutir com a comunidade ações emergenciais de abastecimento de água, cujo encontro foi marcado por uma forte chuva. “Um ano depois estamos aqui trazendo água do Rio São Francisco, para resolver de vez o problema do consumo humano, e novamente chove. Estamos felizes por dois vetores: a chegada da água e em breve a conclusão da BR que vai fomentar o desenvolvimento dessa região. Tenho o maior orgulho em fazer parte dessa equipe, coordenada pelo prefeito Isaac, que trabalha incansavelmente para trazer benefícios como esses fazendo a alegria de todos”, falou Joaquim.
Para o prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão, a adutora do forrozeiro é uma das mais importantes obras já realizada no seu município. Ele agradeceu ao governo do estado e ao forrozeiro Adelmário Coelho e reforçou a parceria com o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, assegurando que muito ainda será realizado em prol de toda a região.
Isaac Carvalho agradeceu a parceria com o prefeito de Curaçá e destacou as ações já realizadas em todo o município, segundo ele, com mais de 200 obras já entregues e mais de 100 em andamento. “Tudo isso só está sendo possível graças a parceria com os governos federal e estadual que muito tem feito por Juazeiro e toda a região. Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas temos a certeza de que estamos no caminho certo, atendendo as prioridades. Muitos prometeram trazer água do São Francisco até Pinhões, mas só agora foi realizado esse sonho, no nosso governo, fruto dessas parcerias. Vamos continuar trabalhando em beneficio de todos festejando sempre momentos de alegria e felicidade como esse”, finalizou o prefeito.
A inauguração contou ainda com as presenças dos vereadores Anastácio, Fabinho e Aguinaldo Meira, dos secretários Carlos Neiva e Jorge Serqueira, e do representante da CERB, Afrânio. O evento foi abrilhantado pelas apresentações da fanfarra Bamuster, da Escola Municipal Terezinha Ferreira de Oliveira (Juazeiro) e pelo xaxado dos alunos da Escola Raimundo Clementino (Pinhões).
Fonte: ASCOM SAAE/PMJ