A jovem de 19 anos que estava internada desde o dia 15 de abril com a gripe influenza A (H1N1) em Santos, no litoral de São Paulo, não resistiu e morreu nesta quinta-feira (25). A paciente estava grávida de sete meses e passou por um parto de emergência. O bebê continua na UTI Neonatal do Hospital Ana Costa, em estado estável.
A vítima, que morava no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, foi o primeiro caso confirmado para a gripe H1N1 em 2013 na Baixada Santista. Ela era gestande há sete meses quando deu entrada no hospital e teve que se submeter a uma cesárea. Desde então, era mantida sedada na unidade, até falecer na tarde desta quinta-feira.
De acordo com nota da Secretaria de Estado da Saúde, conforme classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus influenza A (H1N1) é classificado como gripe comum, assim como outros tipos de vírus de gripe circulantes no Estado (A sazonal e B sazonal). Portanto, os casos não são de notificação compulsória. Apenas os casos graves, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), são notificados ao Estado.