Os apaixonados por música vão poder participar de seminários, oficinas e shows gratuitos em Petrolina. As atividades fazem parte da programação da 6ª edição da ‘Mostra de Música Leão do Norte’ que vai ser realizada a partir desta segunda-feira (15) e se estende até o domingo (21), dia do aniversário da cidade.
A Mostra acontece no Sesc de Petrolina e a oficina ‘Linguagens experimentais e paisagens musicais’ abre a programação, a partir das 9h. No período da tarde será realizado um seminário sobre as músicas de tradição ibérica do período medieval e a influência na música nordestina.
O seminário acontece no Teatro Dona Amélia, das 15h às 18h, e será ministrado por José Amaro Santos da Silva e a terá a participação do cantor e compositor Elomar Figueira Mello. O teatro tem capacidade para 345 pessoas, os organizadores recomendam chegar com uma hora de antecedência ao local, pois as vagas são limitadas e após o início da palestra ninguém poderá entrar. Elomar ainda se apresenta no local com seu filho João Omar, às 20h.
Ainda na segunda-feira, será aberta a exposição ‘Zé Bezerra de Som e Madeira’ com obras do artista pernambucano Zé Bezerra que trabalha com escultura em madeira. Segundo o coordenador da Galeria Ana das Carrancas, André Brandão, o artista esculpe suas criações em troncos de árvores que encontra nas redondezas do sítio onde mora. “Ele procura madeiras que lembram formas de animais ou pessoas e faz pequenas interferências para realçar as formas”, explica.
“O artista criou um instrumento musical com uma base de madeira, com duas chaleiras de alumínio e cordas. Ele produz um som parecido com o de um berimbau”, conta André. Zé Bezerra vai comparecer à mostra de 15 a 21 de setembro, sempre às 19h, e vai se apresentar com o instrumento no terraço da Galeria, local da exposição. As esculturas ficarão expostas das 8h às 20h.
Da terça-feira (16) até o sábado (20), acontecem oficinas de arranjo vocal e experimentações musicais no período da manhã na sala de música do Sesc. No período da tarde vários temas relacionadas a produção musical serão discutidos em seminários que serão realizados, das 15h às 18h, entre os dias 16 e 18.
Durante a semana da Mostra, acontecem apresentações musicais e intervenções artísticas. Se apresentam no teatro Dona Amélia, sempre a partir das 20h, cantores e grupos de diferentes estilos musicais como Daniela Falcão, Edson do Acordeón, Arrebol Nordestino, Renan Melo, Eduardo Buarque e Rodrigo Veras, Sertão Ibérico e a Philarmônica 21 de Setembro.
A programação da ‘Mostra de Música Leão do Norte’ termina no domingo (21), com uma intervenção musical no centro da cidade, às 10h, e atividades na Ilha do Massangano das 15h às 19h.
G1 Petrolina