“Nós mulheres somos maioria na população, somos maioria como eleitoras; mas, minoria nos poderes constituídos como representantes nas esferas governamentais- uma percentual de apenas 10% de mulheres eleitas no âmbito dos entes municipal, estadual e federal; por isso peço que reflitamos hoje nessa conferência cuja tema mais direitos, participação e poder para as mulheres ; no sentido de poder acreditar e empoderar as mulheres para que possam contribuir na construção desse país.vamos acreditar e confiar que somos capazes de governar e administrar além de nossos lares.”, Célia Regina Carvalho – secretária de cidadania.
Assim começou 3ª Conferência Municipal das políticas para as mulheres de Petrolina, trazendo os sentimentos das mulheres petrolinenses, que querem políticas justas que façam valer seus direitos.
O auditório do Sest/Senat, ficou pequeno para as mais de trezentas (300) mulheres que lotaram o lugar, com o objetivo de debater, elaborar e promover diretrizes para criação de um plano que vai nortear as políticas para as mulheres do município. A Conferência teve momentos únicos de ajuntamento pela causa das mulheres , transformando o evento em uma festa de participação e democracia .
Para a Major Cristiane Albuquerque Moura, do 5° Batalhão de Policia Militar/Petrolina, ser militar e mulher, não é nada fácil,como alguns pensam. “No inicio da minha carreira militar, ouvia muitas criticas e às vezes isso me deixava muito mal. No entanto tomei posse de quem sou, e como posso ser a diferença em qualquer lugar. Hoje não troco minha saia por nenhuma calça, haja vista que a desigualdade é apenas uma barreira que precisamos quebrar, romper! E como mulher quebrar esses paradigmas se torna mais fácil”, completou.
Para a Presidenta do Conselho Municipal da Mulher em Petrolina, Rosicleide Soares, o papel da mulher é insubstituível.“ Temos lutado pela mulher,não por uma causa egoísta ou pequena,mas precisamos lembrar que o papel da mulher é insubstituível, é que ter respeito pela mulher, é a condição mínima para que cheguemos ao patamar de igualdade. Quero agradecer a prefeitura que tem se empenhado junto com a Secretaria de Cidadania, para que a política para a mulher nunca seja esquecida no nosso município”, disse a presidenta.
Por fim,houve a aprovação do Regimento da Conferência, debates, discussão e deliberação das propostas e ainda a eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Estiveram presentes no evento: representantes da polícia militar, diversa entidades de classes que trabalham com a assistência social, associações de moradores e de agricultoras de Petrolina,entre outras entidades governamentais e não governamentais.