São Bento, Pedra Branca e Jatobá são as localidades de Curaçá que serão beneficiadas com a construção de três novas escolas, com investimento Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/Ministério da Educação – MEC. Conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SECD) de Curaçá, as obras, que já estão em andamento, irão beneficiar mais de 600 alunos.
De acordo com o Coordenador de Programas da SECD, Jaélio Lopes Araújo, o investimento na Escola Liberato Félix Martins, em São Bento, é de R$ 943.249.24,00. A Unidade atenderá 150 alunos. Já a Escola Barnabé Hipólito da Cruz, em Pedra Branca, comportará 370 alunos. O investimento na Obra é de 943.707.33,00 (dados do Termo de Compromisso). “As duas escolas terão seis salas. As obras são do Programa de Ações Articuladas (PAR) e possuem Termo de Compromisso de número 8313/2013”, ressaltou Jaélio. A Escola Aparecida do Norte, na Comunidade de Jatobá, terá capacidade para atender 100 alunos. O investimento para construção dessa Instituição de ensino será de R$ 787.810.87 (dados da placa de divulgação); com termo de compromisso 8312/2013, conforme disse Jaélio.
Nessa sexta (24), O Prefeito Carlinhos Brandão, acompanhado de Jaélio, fez visita para acompanhar o andamento das obras. Inicialmente foi verificada a construção na comunidade de Jatobá e São Bento, onde as obras já estão bem avançadas e, pela armação das estruturas, se percebe que o serviço é de qualidade. “O bom é que hoje, os prefeitos que querem o bem do Município só precisam fazer projetos e o dinheiro vem, as obras ficam feitas. Sem precisar procurar político nenhum. E são prédios muito bons, com qualidade nunca vista em Curaçá. Eles, além de serem adequados, irão gerar uma economia grande ao Município quando não precisarmos mais de casas alugadas, e ainda gera economia de pessoal que trabalha nessas casas. Tem escolas que ficam localizadas em duas, três casas alugadas. Agora será só no prédio do Município mesmo. E faremos mais projetos ainda”, disse o Prefeito.
De acordo o Engenheiro Civil da Prefeitura, Johnny Victor Xavier, as três unidades escolares possuem prazo de execução de nove meses.