O Ministério da Saúde vai financiar a organização de farmácias em unidades básicas de Saúde de 453 municípios considerados de extrema pobreza. Os gestores interessados em receber o apoio devem se inscrever até o dia 27 de junho no Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QualifarSUS).
Inicialmente, cada município vai receber R$ 17 milhões destinados à compra de equipamentos e mobiliário e à contratação de pessoal das centrais de Abastecimento Farmacêutico e das farmácias nas unidades básicas de Saúde. Em seguida, os municípios selecionados vão receber mais R$ 24 mil por ano para o custeio e a manutenção dos serviços.
A esperança é que os prefeitos não façam com mais essa verba destinada à saúde pública o que fazem com as farmácias populares: dinheiro desviado, remédios vencidos , enquanto a população não consegue ter acesso a, sequer, remédios básicos e emergentes, como os de hipertensão e diabetes.
Ou a populaçãosupervisiona , e os vereadores exercem seu papel de fiscalizadores, ou será mais uma veia de corrupção municipal.