Terá início hoje(12) de março, no município de Petrolina, em Pernambuco, o projeto cultural Museu Itinerante, desenvolvido pela Elo3 Integração Empresarial, com curadoria da artista plástica Vera Barros, e patrocínio da Monsanto do Brasil, empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologias limpas e inovadoras para a agricultura. A mostra reúne 40 reproduções de obras assinadas por artistas consagrados, como os franceses Edgard Degas e Claude Monet, o holandês Vincent Van Gogh e os brasileiros Di Cavalcanti e José Pancetti, todas tendo com tema a água.
A abertura oficial da exposição denominada Arte/Água ocorrerá no dia 12 de março, às 11 horas, na Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), em Petrolina, e contará com a presença das secretárias municipais de Educação, Célia Regina Carvalho, e de Cultura, Esmelinda Ribeiro de Amorim Pereira, do deputado estadual Odacy Amorim, da curadora Vera Barros, da diretora da Elo3, Soraya Galgane, da gerente e da coordenadora de Sustentabilidade da Monsanto, Daniela Mariuzzo e Isabela De Marchi, e de alunos de escolas municipais convidadas.
Além de possibilitar o acesso a obras de arte de artistas consagrados, o Museu Itinerante busca valorizar a produção artística das cidades onde se instala, por meio da participação de um artista local. Em Petrolina, o convidado é Marcus Ramos, que tem concentrado sua produção no registro da natureza e cultura do Vale do São Francisco. Marcos Ramos é idealizador e coordenador do projeto Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco (www.jornadasfotograficas.com.br).
O Museu Itinerante Monsanto ficará instalado na Univasf até 4 de abril e depois seguirá para Salvador (BA), Sinop (MT), Rondonópolis (MT), Paracatu (MG), Londrina (PR), Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS). Sempre com entrada gratuita.




