O petrolinense Eugênio Cruz é o compositor de “Venit Pluvia!”. A música, que traz um pedido por chuva , foi a grande vencedora do 24ª edição do Festival Edésio Santos da Canção. A final ocorreu no último domingo (18) na orla da cidade vizinha, Juazeiro. Eugênio Cruz defendeu a canção acompanhado do músico Albérico Jr.
“Pra mim é sempre uma alegria imensurável participar do Festival Edésio Santos da Canção. Participei pela primeira vez em 2004, tendo sido essa agora a minha 16ª participação enquanto compositor. Já fui agraciado com nove premiações, sendo quatro vezes em terceiro lugar, três vezes em segundo e duas vezes em primeiro”, destacou.
O termo “Venit Pluvia!”, usado para dar nome a canção, vem do latim “Vem Chuva!. Eugênio explicou que essa é uma analogia aos comandos de magia do universo Harry Potter. O compositor esclareceu ainda que além do simples pedido por chuva, a letra apresenta também uma renovação de esperanças e uma declaração de fé.
Já o ritmo, a música se encaixa no songombeat. “Essa é uma concepção do artista João Sereno, que é uma releitura rítmica dos cantos e rodas de São Gonçalo, manifestação popular que é muito ribeirinha também”.
Eugênio Cruz é natural de Petrolina. São 27 anos de carreira, 23 como compositor. Das 15 vezes que participou do festival, venceu oito edições. Com essa recente conquista, são oito vitórias e 16 participações no festival de música baiano.
Venit Pluvia!
(Eugênio Cruz)
É mais fácil crer nos monges
Do que ir até o Tibete
E subir o Himalaia a pé
A fé lá do Sudão e a do sertão
Convergem no Saara
Colidem e preparam um temporal
Pra São Pedro algum botar defeito
Rabisco num papiro e garanto com meu sangue
Que a chuva vem do Ganges ou do Graal
Nem que eu cavalgue nuvens
Ou puxe de carroça até o Camboja
Esse toró vai cair do Xingu até o Chuí
Nem que não queira!
Pois não dá pé
Se o pé do Sobradinho secar
Se o Mississipi se dissipar
Não vai sobrar nem zumbi pra contar a história
Meu São José
Vou pra Belém dançar um toré
Vou psicografar pra Noé
E, oxalá, com fé em Jah, que essa chuva vem!
G1 Petrolina
Foto: Ascom PMJ