No último dia 17 de outubro (quinta-feira) a Câmara de Vereadores de Petrolina concedeu o título de cidadão petrolinense ao jovem cantor José Joípson Tavares, numa indicação do presidente da Casa Vereador Plínio Amorim, o vereador Osório Siqueira que no seu pronunciamento destacou a contribuição artística que Joípson tem dado a Petrolina através da música e levando o nome do município a vários pontos do país desde que o mesmo participou do filme sobre a vida de Luiz Gonzaga.
Quem é o cantor Joípson?
José Joípson Tavares nasceu em 27 de janeiro de 1985 no município de Arcorverde no agreste pernambucano, filho de José Amaro Tavares e de dona Ângela Maria Tavares. Joípson é casado com Adriana Alves Araújo Tavares com quem tem uma linda filha a cantora mirim Lara. Joípson veio para Petrolina em 1995 com 10 anos de idade. Formado em música pelo Conservatório Raízes de Recife, tornando-se professor de música do próprio conservatório extensão Petrolina, sendo que seu primeiro aluno estudando como bolsista é cego e hoje tem uma banda alegrando as noites petrolinenses (José Alessiano da Silva). Joípson foi professor de música em várias escolas públicas e privadas, destacando-se o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e Programa Nova Semente, dando assistência em dez unidades, no campo e na cidade, contribuindo com a autoria do hino do programa, sem fins lucrativos.
Joípson teve a honra de participar do desfile cívico a convite do município em reconhecimento ao seu trabalho como educador e compositor do hino do Nova Semente, onde tem recebido o carinho das crianças que aprenderam a cantá-lo
Demonstrando seu amor por Petrolina, Joípson tem levado o nome da cidade por diversos lugares do Brasil por onde se apresentou na qualidade de cantor, inclusive na feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro, no forró do Cariri em Sergipe, em João Pessoa na Paraíba, em Recife, Maceió, Gurupi Tocantins, Peritoró no Maranhão, dentre inúmeros shows que o cantor realizou levando o nome de Petrolina; além disso, foi homenageado pelos Nonatos no programa Cantos e Contos da TV Tambaú na Paraíba. Participou ainda na companhia de Geraldo Azevedo e Raimundinho do Acordeon do cinquentenário da Rádio Emissora Rural.
O cantor Joípson participou do filme Gonzaga de Pai para Filho, do diretor Breno Silveira, que foi exibido recentemente na TV Globo, participou ainda das novelas Malhação e Avenida Brasil, sempre levando o nome de nossa cidade. Sendo convidado pela TV Grande Rio, através do diretor de operações Luciano Peixinho, para compor jilgles de programação da TV, inclusive das festas juninas.
Joípson teve trabalhos autorais regravados por vários artistas nordestinos a exemplo de Maciel Melo, Irah Caldeira e Zé Caboclo. Na sua carreira de artista já gravou quatro CD’s com músicas autênticas nordestinas.
Joípson também é membro do corpo de jurados da Abanvasf (Associação de Bandas e Fanfarras do Vale do São Francisco).
O cantor regravou a música Petrolina de autoria dos compositores Rosalvo Antonio, Del Feliz e Adail Mena, onde divulga a cidade num clipe que está sendo exibido pela TV Grande Rio, considerada atualmente a música que melhor representa a cidade, e também considerada pelo saudoso Carlos Augusto como o novo hino de Petrolina.
Vereadores destacam Joípson
Durante a solenidade vários vereadores destacaram Joípson como um grande artista representante da música e das artes na região.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Souza, ressaltou que o cantor Joípson honra o nome de Petrolina onde quer que se apresente, pois é um jovem artista de caráter, personalidade e determinação como artista.
O vereador Alvorlande Cruz destacou o papel de Joípson e relacionou o seu nome junto a tantos outros artistas regionais que levam o nome de Petrolina em todo o Brasil, a exemplo de Geraldo Azevedo, Ivete Sangalo e muitos outros.
Fonte: Edvaldo Franciolli