SESAU
A Secretaria de Saúde de Juazeiro realizou nesta terça-feira, 29, mais um mutirão de especialidades médicas, desta vez na Unidade de Saúde do bairro Maringá. Ao todo foram 150 pacientes atendidos nas áreas de Endocrinologia, Ginecologia, Neurologia, Ortopedia e Cirurgia Geral.
O vendedor Antônio Cardoso, de 38 anos, foi um dos primeiros a ser atendido pelo neurologista e agradeceu pelo mutirão em sua comunidade. “Essa medida ajuda toda a comunidade a ser consultada pelos especialistas e sendo perto da nossa casa é melhor ainda. A prefeitura está de parabéns”, disse.
Dionísio Perfilo, de 80 anos, passou pelo neurologista para tratar de dormência nas mãos e dor de cabeça constante. “Já estou saindo daqui com o exame de eletroencefalograma, tudo muito ágil. Fico muito feliz em ver essas ações em nossa comunidade com médicos para diferentes áreas”, destacou o aposentado.
O objetivo dos mutirões é reduzir o tempo de espera dos usuários para a consulta especializada. Os principais beneficiados são os usuários da rede de atenção básica à saúde, que inclui os serviços prestados pelas UBS.
Os usuários que participaram do mutirão ficaram satisfeitos. Jacira Santos, de 36 anos, disse que estava esperando passar pelo ginecologista para mostrar resultado do preventivo. “Este mutirão veio em boa hora e agora estou aliviada por me consultar com a médica”, disse satisfeita a paciente.
O secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, informou que o projeto foi implantado na administração com o intuito de atender aqueles que aguardam há muito tempo por atendimento com especialistas. “É uma determinação do prefeito Isaac agilizarmos o atendimento aos pacientes. Disponibilizaremos o acesso ao serviço de saúde pública visando reduzir a demanda reprimida existente hoje em Juazeiro. Temos compromisso com as pessoas mais humildes, as que mais dependem do SUS e dos serviços públicos”, explicou.
O aposentado Segismungo Santos, de 75 anos, conversou com a endocrinologista sobre a diabetes. “Gostei muito do atendimento médico. Minha receita foi renovada e pude conversar sobre outros problemas de saúde. Só tenho a agradecer pela atenção da secretaria”, frisou.
O Mutirão de Especialidades Médicas teve início em agosto e cerca de mil atendimentos já foram realizados, mobilizando equipes médicas nas áreas de endocrinologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, cirurgião geral, dermatologia e gastroenterologista.