Na Semana da Criança Juazeiro chega ao número de 50 unidades de ensino climatizadas

climaCom a entrega da reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal de Pontal, realizada na noite desta quinta-feira (10), Juazeiro chegou ao número de 50 escolas públicas municipais com ar condicionado. O projeto, que teve um início ainda tímido em 2009 e pretendia atingir quatro escolas por ano, alcança uma marca importante nessa semana das crianças com quase 50% da Rede sendo atendida. O objetivo do prefeito Isaac Carvalho é beneficiar as mais de 100 unidades de ensino, e para isso o governo municipal conta com um importante incentivo do Governo Federal que contemplou Juazeiro com cerca de 300 aparelhos de ar refrigerado.

Em Pontal, região de Itamotinga, a novidade foi recebida com entusiasmo pelos alunos, gestores e comunidade. A unidade de ensino, que antes funcionava em dois prédios e tinha a sede com muros de arame, passa a contar com mais duas novas salas de aula, uma sala de professor com banheiro, laboratório de informática, ampliação da cozinha e da secretaria, muro geral, rampa de acessibilidade e biblioteca. “Na verdade nós fizemos aqui uma verdadeira reconstrução. Em algumas escolas que nós reformamos e ampliamos só aproveitamos uma ou duas paredes, devido ao estado precário do prédio. Todas as obras da Educação seguem um alto padrão de qualidade exigido pelo nosso prefeito, devolvem a dignidade e valorizaram professores e alunos”, acredita o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade.

Para a gestora Suery Taxma Franco, a recente conquista de Pontal devolve o sorriso às crianças e a esperança aos moradores da localidade. “A nossa escola já não comportava mais a demanda de alunos e tivemos que utilizar uma extensão, localizada no prédio da primeira unidade de ensino aqui da região que estava em condições precárias. Agora vamos poder concentrar nossos alunos em um único espaço e oferecer as mesmas condições de aprendizagem a todos. Muitos duvidaram que esse sonho se realizaria e hoje estamos aqui comemorando”, destacou. Sobre essa descrença da comunidade, o secretário Clériston justificou: “realmente eles não tinham motivos para acreditar, já que muitos outros políticos prometeram essa obra. Mas, vim aqui com a determinação de Isaac e disse que ele nunca foi de contar história e sim de fazer história, como se pôde comprovar esta noite”.

Professores e representantes da comunidade reconheceram o valor da conquista. A educadora Edite Santos, por exemplo, disse que a nova estrutura e a climatização facilitarão bastante a prática do ensino e, consequentemente, da aprendizagem; Francisco Júnior, que é pai de aluno, destacou que é preciso andar muito para encontrar uma escola como a que foi entregue em Pontal, que para ele é “de primeiro mundo”; e o presidente da Associação de Moradores, Aécio Rodrigues, falou da felicidade de receber um presente como esse na semana das crianças. O ex-deputado Pedro Alcântara, presente à solenidade, descreveu sobre a honra de participar da entrega de mais um bem público, que ele considera da maior importância para uma cidade, e o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, ressaltou as outras obras que chegaram à localidade de Pontal, como recuperação de estradas, melhoria no abastecimento de água, aquisição de ônibus escolar e moto do SAAE à serviço da comunidade.

A iniciativa da climatização e de recuperação da infraestrutura das unidades de ensino da Rede Municipal fazem parte de um projeto macro da Prefeitura de Juazeiro, que tem como objetivo final a promoção da melhoria da educação. Através dos avanços no IDEB e IDHM de Juazeiro já se pode comprovar a eficácia dessas ações, que tem como resultados a diminuição da evasão, aumento da aprendizagem e elevação do nível de satisfação do professor. “Esse é mais um momento de alegria para nós, pois não há bem maior que possamos deixar para o povo de Juazeiro do que a educação. Já entregamos grandes obras nesse segmento e continuamos no luta para mudar a realidade que encontramos. Com certeza, mais coisas boas estão por vir”, concluiu o prefeito Isaac Carvalho

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Ministra defende endurecimento da pena por fogo intencional

post-image

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, classificou como inadequadas inadequadas as penas previstas nas leis brasileiras para crimes ambientais como o uso do fogo para causar incêndios criminosos.

“Porque a pena de dois a quatro anos de prisão é leve e quando a pena é leve, às vezes ela é transformada em algum tipo de pena alternativa e ainda há atitude de alguns juízes que relaxam completamente essa pena”, questionou.

A declaração foi dada durante a participação no programa Bom Dia Ministra, do Canal Gov, nesta terça-feira (17), em Brasília. A ministra reforçou ainda que, neste momento, qualquer incêndio florestal se caracteriza como criminoso e representa ameaças ao meio ambiente, à saúde pública, ao patrimônio e à economia brasileira.

“Há uma proibição de uso do…

Read More
Política Relevantes

Conquista: TRE-BA forma maioria para impugnar Sheila Lemos

post-image

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) formou maioria ontem para declarar a inelegibilidade da candidata à reeleição à prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, Sheila Lemos (União Brasil). A postulante foi alvo de impugnações sob a alegação de que a reeleição representaria um terceiro mandato consecutivo na chefia do Executivo municipal pelo mesmo grupo familiar – o que é vedado pela Constituição Federal. As contestações foram apresentadas pela Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV).

Os impugnantes basearam seus argumentos na participação da mãe de Sheila, Irma Lemos, que atuou como vice-prefeita de 2017 a 2020 e assumiu interinamente a prefeitura em duas ocasiões: uma vez por 10 dias em 2019 e, posteriormente, em dezembro de 2020, devido ao afastamento do prefeito Herzem Gusmão por motivos de saúde. Segundo as contestações, essa transição de poder de mãe para…

Read More
Política Relevantes

Debate eleições 2024: Datena diz que não se arrependeu de ter agredido Marçal

post-image

O candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) disse que não se arrependeu de ter agredido o adversário Pablo Marçal (PRTB) durante o debate promovido pela TV Cultura no domingo, 15. O apresentador atacou o influenciador com uma cadeira, após ter sido provocado.

Datena disse que se descontrolou após Marçal ter citado um caso de assédio sexual em que foi envolvido em 2019. O desgaste provocado pela denúncia, que acabou arquivada pela Justiça, teria levado a sogra do apresentador à morte. “Eu senti tudo isso voltar na minha cabeça e não pude me conter. Estou errado? Estou. Mas fazer o que? Já foi”, disse o apresentador, em entrevista à TV Cultura, após ter sido expulso do debate.

Marçal deu entrada no Hospital Sírio-Libanês e está com “suspeita de fraturas na região torácica”, segundo a…

Read More
Política

Lula escolhe Macaé Evaristo para comandar Ministério dos Direitos Humanos

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual do PT de Minas Gerais Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. Lula se reuniu ontem com a petista no Palácio do Planalto.

Macaé Evaristo entra para o governo após Lula demitir o advogado Silvio Almeida, envolvido em acusações de assédio sexual. O convite para a deputada foi confirmado pelo próprio presidente em sua rede social. “Hoje, convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, disse Lula.

Após o anúncio de seu nome, Macaé Evaristo, afirmou que há muito trabalho pela frente para ser feito na pasta diante dos grandes desafios que têm no Brasil na área. Ela, porém, disse seguir com esperança, com…

Read More
Política

Com tensão na Venezuela, Lula se reúne com nº 2 do Itamaraty

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste domingo (8/9), com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Maria Laura da Rocha, no Palácio do Alvorada, para discutir a tensão na Venezuela. Ela representa a pasta enquanto o ministro Mauro Vieira cumpre agenda no Oriente Médio.

No sábado (7/9), a relação do Brasil com o país vizinho ganhou um novo episódio de tensão depois que o regime da Venezuela revogou “de maneira imediata” a representação dos interesses da Argentina e de seus nacionais em território venezuelano pelo Brasil. Em nota, o Itamaraty informou que viu com “surpresa” a ação de Nicolás Maduro.

Em agosto, o Brasil assumiu a representação diplomática argentina e as de pelo menos outros cinco países na Venezuela, após elas terem sido expulsas pelo regime de  Read More

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More