Dando continuidade ao mês da luta e combate ao câncer de mama, a equipe do Núcleo de Apoio em Saúde da Família de Petrolina (NASF) intensifica ações junto a equipe do Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde e AME’s de Petrolina.
Durante esta terça-feira (15) os cinco grupos dos NASF’s de Petrolina desenvolveram atividades físicas nas unidades de Saúde. Todos os profissionais entre fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e educadores físicos estiveram engajados na luta contra o câncer de mama.
Nesta quarta(16) a equipe do Núcleo de Apoio em Saúde da Família segue até a colônia penal feminina, com o objetivo de orientar as reclusas nos cuidados e no alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A psicóloga do NASF de Petrolina, Rebeca Santana, fala sobre a importância das ações do núcleo junto às internas da unidade. “A prática de atividades físicas seguida com atenção e cuidados na saúde básica das mulheres na colônia penal mostram o compromisso do município no Outubro Rosa com a saúde de todas”, alertou.
A Secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, explica sobre a integralidade das ações do Outubro Rosa e enfatiza o compromisso da gestão com a saúde dos petrolineses. “Nosso compromisso é levar uma saúde digna e de qualidade a todos as pessoas, mesmo aquelas que têm restrição da liberdade receberão as nossas equipes de saúde nesse Outubro Rosa” explicou a secretária.
No Sábado (19) as atividades do NASF junto ao Outubro Rosa seguem na comunidade do João de Deus, na unidade de Saúde do Álvaro Rocha. O domingo de encerramento será na orla da cidade. Aula de Zumba, atividades como a aferição de pressão arterial (PA), testes de glicemia e distribuição de material informativo encerram as ações da Secretaria de Saúde junto a equipe do Outubro Rosa em Petrolina.
Texto: Aurílio Marcos