A equipe do Hospital Neurocárdio da área de neurocirurgia, liderada pelos médicos neurocirurgiões Dr. José Carlos Moura e Dr. Samuel Moura participou do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia 2022, que aconteceu entre os dias 20 ao dia 24 desse mês de abril. O evento foi sediado em João Pessoa na Paraíba.
O evento é o maior congresso brasileiro da neurocirurgia, que é realizado a cada dois anos. A edição de 2020 foi adiada por conta da pandemia da Covid 19. Esse foi o primeiro encontro nacional de neurocirurgia após a pandemia.
Nessa edição de 2022 o congresso reuniu grandes nomes da neurocirurgia nacional e internacional com o objetivo de uma maior troca de experiências entre os congressistas e os palestrantes nacionais e internacionais. Participaram convidados de países como o Estados Unidos, Alemanha, França, Argentina e Japão, por exemplo.
De acordo com o médico neurocirurgião do Neurocárdio, Dr. Samuel Moura, “esse foi um evento onde nós tivemos a oportunidade de conhecer o que é que há de mais moderno e mais novo na neurocirurgia mundial, não somente de técnicas cirúrgicas, mas também de materiais cirúrgicos. É uma atualização de tudo isso onde nós nos inteiramos do que há de mais novo e do que já está aprovado aqui no Brasil pela Anvisa. Conseguimos ter acesso a todas essas novas tecnologias.” Explicou.
Ainda segundo Dr. Samuel, o congresso trouxe muitas inovações e nessa edição houve uma novidade especial: o lançamento de um livro sobre condutas em neurocirurgia escrito por convidados da área.
“O lançamento desse livro sobre condutas em neurocirurgia foi um momento especial, já que nós aqui de Petrolina, do Hospital Neurocárdio, da parte de neurocirurgia fomos responsáveis por escrever um capítulo do livro. Isso para a neurocirurgia da Região do vale do São Francisco é uma honra e muita representatividade, já que a gente participa ativamente desses cursos de atualizações, e não só desses cursos, mas também da educação e formação de novos neurocirurgiões.”, afirmou o médico.
“E de novidade é que nossa equipe do Neurocárdio traz tecnologias novas do ponto de vista de técnicas cirúrgicas para o tratamento neurológico dos pacientes da Região do Vale do São Francisco, já que todos os neurocirurgiões do Hospital Neurocárdio que hoje atendem na unidade estavam presentes no congresso.” Completou.
Diário da Região