Profissionais de todo o Brasil se reúnem, de 12 a 14 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), para participar do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC). O evento conta com cerca de 2 mil inscritos, dos quais 588 do Nordeste. É a região com maior número de inscritos, seguida por Sudeste, com 506; Sul, com 385; Norte, 294; e Centro-Oeste, com 181 inscrições.
O X ENMC é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O evento é o ponto alto do projeto Mulher Contabilista, que busca reconhecer o papel da mulher no desenvolvimento da profissão e da sociedade, e ocorre a cada dois anos, desde 1991, debatendo temas relativos à área contábil e de relevância para o País. Em suas edições, o ENMC reuniu personalidades como a jornalista Glória Maria e o maestro João Carlos Martins, entre outros. “O objetivo vai além da qualificação profissional, ele incentiva a participação das mulheres na vida social e política do País”, explica Maria Clara Cavalcante Bugarim, controlado A mobilização das mulheres para o Encontro tem apoio das coordenadoras estaduais do projeto Mulher Contabilista. Em números absolutos, o Ceará é o Estado que mais tem inscritos na região, são 116 até o momento. “Lançamos o X Encontro Nacional da Mulher Contabilista, no Nordeste, em novembro do ano passado, durante a Convenção Estadual de Contabilidade, e de lá para cá fizemos uma campanha massiva em todos os nossos eventos e temos grupos nas redes sociais com informações sobre o evento”, conta a coordenadora do projeto Mulher Contabilista no Ceará, Sâmia Menezes de Almeida. Ela ressalta ainda a importância de participar do evento. “Para as profissionais da contabilidade, bem como para os demais também, é um momento muito rico, de troca de experiências, de aprimoramento técnico e cultural.” A programação do X ENMC inclui grandes nomes da contabilidade mundial. A presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Olivia Kirtley, participará do painel que debaterá o novo mercado contábil e como se manter nele diante a competitividade. A diretora de Governança Global de Prática do Banco Mundial, Sâmia Msadek, falará sobre governança e sucessão em empresas familiares. O encontro também discutirá a liderança focada em resultados e a estratégia da gestão de pessoas com a diretora da in9 – Soluções em Treinamento & Desenvolvimento e Consultoria Empresarial, Adriana Albuquerque. Desde 2007 o evento promove o talk show Mulheres que fazem a diferença, no qual personalidades públicas contam como venceram barreiras e se firmaram profissionalmente. As convidadas deste ano são a presidente da Suriana e ex-diretora executiva da Alpargatas, Ângela Tamiko Hirata; a professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Sonia Guimarães; a deputada federal Christiane Yared; e a atriz Marisa Orth. A mediação será feita pelo ator e cantor Daniel Boaventura. A programação completa pode ser conferida emwww.encontromulher.com.br. O evento ocorre de 12 a 14 de agosto, no Centro de Convenções do hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu-PR. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site do evento (www.encontromulher.com.br). |
Sobre o CFC O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho possui um representante em cada Estado, e no Distrito Federal, que atua nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Atualmente, existem cerca de 500 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.
Fonte: RP1 Comunicação
|