O evento será realizado na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Tecnologias e práticas desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café – cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café – serão discutidas durante o XXIII Conird – que acontece no período de 13 a 18 de outubro. O Congresso é um evento nacional, com parcerias internacionais, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem – Abid, que este ano conta com a co-realização da Embrapa Café.
O Conird visa fortalecer o debate entre pesquisadores, estudantes, técnicos e agricultores em favor do desenvolvimento sustentável do agronegócio aliado à agricultura irrigada. Inclusão social e geração de riquezas e oportunidades de negócios para o setor rural; gestão dos recursos hídricos; manejo da agricultura irrigada e estabelecimento de arranjos produtivos e comerciais para o aumento de produtividade serão temas de destaque este ano durante o evento.
São esperados 800 participantes e 35 expositores. Entre eles, lideranças do agronegócio, produtores, pesquisadores, estudantes e empresários ligados à agricultura irrigada e profissionais de outras áreas correlacionadas, como consultoria, assistência técnica e extensão rural, eletrificação rural, meteorologia, hidrogeologia, gestão das águas, gerência de propriedades, assistência a máquinas, insumos e crédito.
Na solenidade de abertura do Congresso, 13 de outubro, a conferência tratará da importância da agricultura irrigada a fim de promover o desenvolvimento de municípios produtores. Durante os dois últimos dias do evento serão realizados dias de campo em que os interessados poderão ampliar, na prática, conhecimentos sobre a agricultura irrigada, cuidados ambientais e gestão dos recursos hídricos em favor do melhor desenvolvimento dessa modalidade de agricultura.
da redação do Nordeste Rural