Notas de corte do Sisu ajudam a saber onde há mais chances; Bahia tem 12.486 vagas

RTEmagicC_vagassisunabahia_01.jpgNotas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 em mãos, quem quer uma vaga em uma instituição pública de ensino superior através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) tem que ficar de olho na concorrência.

À 0h de ontem, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a primeira rodada de notas de corte para ampla concorrência aos 4.732 cursos ofertados em 115 instituições do Brasil. Na Bahia, são 12.486 vagas em nove instituições.

Até o final das inscrições, às 22h59 (horário da Bahia) da próxima sexta-feira, dia 10, a nota de corte vai sendo atualizada. Mesmo que já tenha se inscrito, o estudante pode mudar de curso e instituição, de acordo com a variação, até o último dia, sendo que somente a última inscrição será considerada válida.

Por isso, o MEC recomenda que o candidato monitore a variação da nota para, se for o caso, trocar de disputa e até de estado. “A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada”, recomenda o ministério. A última nota só será colocada no ar no dia seguinte ao término das inscrições, no sábado.

Ufba

Este ano, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) utiliza pela primeira vez o Sisu como sistema de seleção, sem a adoção do vestibular. Até o ano passado, a nota do Enem era válida somente para o acesso à primeira fase do processo seletivo.

Por conta da novidade, professores e estudantes aguardavam com ansiedade, desde o ano passado, os primeiros indicativos de concorrência. Mesmo que a nota de corte divulgada ontem ainda fosse a primeira parcial, o resultado já exerceu influência sobre muita gente: quem está acima da nota, mas por uma parcial ainda pequena, com riscos de queda; quem está confortável na classificação; e, ainda, quem já se frustrou no primeiro dia ao perceber que a nota não será suficiente para entrar no curso desejado.

A estudante Roberta Ferreira, de 17 anos, concluiu o 3º ano do ensino médio e está em busca de uma vaga no curso de Medicina Veterinária, na Ufba. Acima da primeira nota de corte, ela disse que está “mais ou menos confiante”.

“Estou acima da nota, mas não é muito. Ainda faltam quatro (três) dias para acabar a inscrição do Sisu, então estou com um pouco de medo”.

A primeira nota de corte para o curso de Roberta foi de 644,97. A nota da estudante foi de 650. Aluna de escola particular, ela acredita que teria sido mais fácil fazer o vestibular. “Os professores já sabiam como era (o vestibular). Eu só comecei a estudar mesmo para o Enem praticamente no meio do ano, porque a Ufba demorou de avisar que ia usar o Enem”, argumentou.

Variação

Já a candidata Maria Clara Leite Aragão, 18, que quer estudar Medicina, está avaliando as possibilidades de entrar em algum outro curso pela segunda opção. Com nota 670 no Enem, Maria Clara já sabe que não terá chances para cursar Medicina na Ufba este ano – a primeira nota de corte foi de 763,33 –, mas vai tentar em Aracaju.

“Fiz 670 de nota, mas não vai ser o suficiente para passar. Como a nota de corte saiu hoje (ontem), fiz a inscrição. Eu coloquei logo na de Sergipe e coloquei Odonto na segunda opção aqui na Ufba”, disse.

Com 793 pontos, o estudante Ariel Schnitman, 18, está um pouco mais confiante quanto a conseguir ingressar para o curso de Medicina na Ufba. “Estou confiante, estou relaxado porque já estou aprovado na Bahiana. Por enquanto, estou dentro do corte, mas vamos ver até o quinto dia”, disse. Ariel deixou a segunda opção para a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé, mas não quer morar fora da Bahia.

Avaliação

O professor de Física Paulo Bahiense, um dos coordenadores do cursinho Grandes Mestres, diz que a nota de corte, pelo menos para o curso de Medicina da Ufba, está dentro do esperado, mas deve chegar pelo menos a 800 pontos.

“Seria muito mais fácil para o aluno aqui da Bahia se o processo não fosse pelo Sisu, porque agora abre concorrência para o Brasil inteiro. Mas também vai ser aquela mistura, vai ter gente indo parar no Acre. Vai ter aluno do Rio de Janeiro aqui, mas se o aluno da Bahia não passar aqui, poderá tentar em outros estados”, disse.

Para a assessora de Ensino e Graduação da Ufba, professora Teresa Bahiense, ainda é cedo para dizer se a concorrência é a esperada ou não. Ela acredita, no entanto, que o novo sistema vai gerar um intercâmbio cultural: “A gente espera uma mistura, porque tem concorrência de tudo quanto é canto, inclusive de outras cidades da Bahia e do Nordeste. Vamos ver se isso influencia a melhorar o nível das nossas escolas públicas”.

Cálculo

Para chegar à nota de corte apresentada diariamente no site do Sisu (sisu.mec.gov.br), o MEC realiza um cálculo com o número de inscritos para cada curso e a quantidade de vagas disponíveis em cada uma das instituições.

Ao se inscrever, o candidato registra a nota obtida no Enem, o que leva o cálculo à menor nota exigida para que o candidato esteja entre os “potencialmente selecionados”, conforme o ministério.

Mas o MEC alerta: ter nota igual ou acima da nota de corte mais recente para o curso não garante a vaga, já que o sistema não faz o cálculo da nota de corte em tempo real.

Estudantes têm até sexta-feira para realizar inscrição no Sisu

Para se inscrever no Sisu, no site sisu.mec.gov.br, até a próxima sexta-feira, dia 10, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e não pode ter tirado nota zero na redação. Através do Sisu, estudantes de todo o Brasil podem concorrer a uma vaga em instituições públicas de ensino superior usando a nota obtida no Enem. Até o ano passado, a nota do exame era usada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) apenas para seleção na primeira fase.

A partir de 2014, o Sisu passa a ser o sistema oficial de seleção da Ufba. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 1,6 milhão de candidatos se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) desde segunda-feira. Como cada estudante pode fazer duas opções de curso, o número de inscrições ultrapassou os 3 milhões.

Até ontem, a Ufba era a quinta instituição mais concorrida do Brasil, com 97.722 inscrições e relação de 16,46 candidatos por vaga, ficando atrás das Federais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará.

Na Bahia, é justamente na Ufba em que estão os cursos mais disputados: Medicina (nota de corte 763,33), Engenharia Química (743,85), Engenharia Mecânica (732,05), Engenharia Elétrica (726,04) e Direito (724,56). Também estão bem disputados os cursos de Engenharia Química no Instituto Federal da Bahia, o Ifba (705,16) e de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com 720,05.

No estado, o curso com menor nota de corte é Arquivologia na Ufba (525,81). Os cursos de Humanidades e Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde, não tiveram nota de corte no primeiro dia porque o número de inscritos foi inferior ao de vagas.

Inscrições para Prouni abrem segunda-feira

Quem quiser se inscrever para concorrer a uma das bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) deve ficar atento: as inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 13, e vão até as 23h59 do dia 19, pelo horário de Brasília. As regras do programa foram divulgados, ontem, em uma portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União.

O Prouni oferece bolsas integrais ou parciais em faculdades particulares para estudantes com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site www.prouniportal.mec.gov.br. É preciso ter tirado uma nota mínima de 450 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não ter tirado zero na redação. A primeira chamada será divulgada no dia 20 e a segunda no dia 3 de fevereiro.

Correio

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More