Mais um momento marcante para a gestão municipal: a mudança da sede da Secretaria de Agricultura para um local ampliado na região central de Petrolina, na Rua Santa Cecília, 35, Centro. Na manhã desta segunda-feira (28), mais de 200 pessoas, entre lideranças e representantes das áreas irrigada, ribeirinha e sequeiro, compareceram ao café da manhã em virtude, também, de reunião para discutir e ressaltar ações de fortalecimento para a zona rural do município.
Na ocasião, a secretaria foi reaberta para atendimento ao público, já que nas duas últimas semanas as equipes estavam no processo de mudança. Foi um momento de ouvir as demandas e planejar as ações futuras para o homem e a mulher do campo. O secretário de Agricultura, Pedro Brandão, ainda apresentou a estrutura do local ao prefeito Simão Durando e autoridades que estiveram presentes, a exemplo do ex-senador Fernando Bezerra.
“A nossa vinda para um espaço maior que comportasse todos os setores da Secretaria de Agricultura, inclusive o de Feiras Livres, foi uma determinação do nosso prefeito Simão Durando para fortalecer ainda mais o vínculo da secretaria com os homens e mulheres do campo, nossa querida gente do interior. Vamos continuar realizando as ações e serviços em parceria com as comunidades, porque ninguém faz nada sozinho, como bem lembra o prefeito Simão”, destacou o secretário Pedro Brandão.
*Sobre a Secretaria de Agricultura*
A secretaria é responsável por auxiliar agricultores de Petrolina em programas locais, e do Governo Federal, a exemplo do seguro ‘Garantia-Safra’, pelo recebimento de inscrições, emissão dos laudos técnicos de verificação do plantio e de casos perdas de lavouras, além de orientar quando apresentam pendências no cadastro como quando o agricultor tem dois ou mais números diferentes de Número de Identificação Social (NIS), atribuídos pela Caixa Econômica Federal.
Além desses serviços, a Secretaria de Agricultura possui um posto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) onde, entre outros serviços, os trabalhadores do campo e agricultores familiares poderão receber assistência técnica graças ao Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a instituição e a Prefeitura de Petrolina e que possibilitará a elaboração de projetos para liberação de créditos para as famílias de 22 assentamentos ligados à instituição. Também disponibilizará execução de serviços topográficos que vão auxiliar na titulação definitiva dos assentamentos; parceria nos serviços de regularização das famílias assentadas e elaboração de laudos para construção e reforma de moradias nos assentamentos.
Outras informações pelo telefone (87) 3864-0747 ou ainda na sede da secretaria, que está localizada na Rua Santa Cecília, nº 35, Centro, próximo ao Estádio Paulo de Souza Coelho.
Fonte: Ascom