O Conselho da cidade de Nova York anunciou um projeto que visa a proibição da venda de cigarros a menores de 21 anos, em um esforço para reduzir o tabagismo entre a faixa etária em que a maioria dos fumantes inicia o hábito.
O projeto, que foi apresentado pela Câmara Municipal e tem o apoio do prefeito Michael Bloomberg, faria de Nova York, que já conta com os mais altos impostos sobre o cigarro no país, a primeira grande cidade ou estado a limitar a idade do fumo para 21 anos. Atualmente, os indivíduos devem ter 18 anos para comprar cigarros.
Oito em cada 10 adultos fumantes na cidade começou a fumar regularmente quando eles estavam abaixo da idade de 21 anos, e a maioria dos fumantes que está abaixo de 18 anos obtêm cigarros dos indivíduos que são apenas alguns anos mais velhos do que eles, de acordo com as autoridades.
A representante do Conselho da cidade de Nova York, Christine Quinn e representantes das principais organizações de defesa da saúde discutiram, nesta segunda-feria (22) a proposta de lei que aumenta a idade mínima para compra de cigarros de 18 para 21 anos.
“Muitos fumantes adultos começam este hábito mortal antes de 21 anos de idade. Ao atrasar o acesso das crianças e jovens adultos de nossa cidade aos produtos letais do tabaco, estamos diminuindo a probabilidade de que eles comecem a fumar, e, portanto, criamos uma cidade mais saudável”, afirma Quinn.
As autoridades acreditam que com o aumento da idade legal de compra para 21 anos, eles vão evitar que uma nova geração de nova-iorquinos se tornem viciados em tabaco e, finalmente, salvar milhares de vidas.
Os dados estimam que a elevação da idade de fumo para 21 poderia reduzir a taxa de tabagismo entre os 18 e 20 anos de idade em 55% e reduzir a taxa de tabagismo entre as idades de 14 a 17 anos de idade em dois terços.
Além disso, há fortes indícios de que as pessoas que começam a fumar em uma idade precoce são mais propensas a desenvolver uma dependência grave à nicotina do que aquelas que começam em uma idade mais avançada. A transição do experimental ao fumo regular normalmente ocorre por volta dos 20 anos. A maioria das pessoas que não são fumantes antes dos 21 anos de idade não são susceptíveis de começar.
Ao aumentar a idade de compra do tabaco para 21 anos, estudantes do ensino médio não serão capazes de comprar legalmente produtos do tabaco e revender ou entregá-los a colegas mais jovens.
“Quando se trata de fumar, a ciência é clara. Quanto mais cedo você começa, mais difícil é parar de fumar. Esta proposta limitaria os cigarros e outros produtos do tabaco ao ensino médio e estudantes universitários mais jovens durante um tempo quando deveriam estar cultivando hábitos saudáveis”, afirma o membro do Conselho James F. Gennaro.
(R7)