Petrolina deverá ser contemplada, em breve, com um novo pacote de obras em vários segmentos. O pacote é de R$ 370 milhões em obras, programas e serviços. Foi o que anunciou, na manhã desta ontem (3), o prefeito Simão Durando, durante uma coletiva de imprensa realizada no auditório da Fundação Nilo Coelho. Ele esteve acompanhado dos aliados – o deputado federal Fernando Filho (UB), do estadual Antonio Coelho (UB) e do ex-prefeito Miguel Coelho (UB), os quais costuma se referir sempre como “força política” liderada pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho.
Simão comprometeu-se, entre outras ações, a construção da Orla III e a da ciclovia da Avenida da Integração. Esta última, o gestor previu iniciar a obra ainda este ano. “Talvez no primeiro semestre ou no início do segundo”, frisou.
Sobre a Orla III, Simão disse ter lançado o edital de licitação para, em 15 dias, a prefeitura saberá qual a empresa vencedora que ficará responsável pela obra. O prefeito também comentou sobre a implantação da iluminação da BR-428, que deverá começar de imediato. Ele explicou que esse trabalho se dará em 10 meses para ser concluído, mas na medida em que for sendo parcialmente terminado, a prefeitura já colocará em prática para levar a sensação de segurança às comunidades da área.
O gestor também assumiu o compromisso com a pavimentação asfáltica em bairros como João de Deus, garantindo que ficará 100% asfaltado. “Começou com o prefeito Miguel Coelho, e a gente vai dar continuidade com mais força no programa de pavimentação. Daqui a pouquinho diversos bairros também vão estar pavimentados”, declarou.
Perguntado sobre assumir obras que são da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Simão disse que não pode é deixar a população nesse ‘fogo cruzado’. “Minha responsabilidade é com a população de Petrolina, e o que eu puder fazer todos os dias, sem politicagem, a gente vai executar (…) Não vou ficar de braços cruzados em relação à Compesa”, disse.
Saúde e educação
Na área de saúde, o prefeito falou de uma importante ação para reduzir as filas de espera por cirurgias e exames. Ainda neste semestre, será realizado um grande mutirão com diversos tipos de procedimentos. Ele comentou ainda da conclusão das obras do Centro de Referência em Saúde da Criança e do Adolescente e a reforma de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, Petrolina irá ganhar novas ambulâncias sociais e do Samu.
Quanto à educação, Simão prometeu construir quatro escolas em tempo integral, fazendo da rede municipal a maior de Pernambuco nesse quesito. Também foi anunciada a entrega de cinco novas creches de alto padrão em bairros periféricos da cidade. Além disso, estão garantidas a reforma de nove escolas e a climatização de 100% das creches e de 80% das escolas este ano.
O prefeito se disse feliz pela retomada do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ e a entrega de 10 mil títulos de moradias. Também será iniciado um programa, o ‘Bora Petrolina’, para levar diversas ações às comunidades. O prefeito ainda falou de ações para os esportes, cultura, inovação, saneamento e abastecimento, como a construção do sistema de água tratada para atender 4 mil famílias do projeto Maria Tereza.
Balanço
Na prestação de contas apresentada pelo prefeito, a cidade recebeu R$ 120 milhões em investimentos em 12 meses. Os recursos propiciaram ações de impacto como o início da construção do Centro de Referência da Criança e do Adolescente; a reforma do Centro de Convenções; construção do Teatro Municipal; construção e reforma de unidades escolares; pavimentação de 70 ruas e a implantação do sistema de iluminação em LED por todo o município. Neste período, Petrolina também avançou no social e ganhou um Abrigo Municipal e as novas sedes do CREAS, Casa Laura e Centro Pop.
O município ainda instalou um mamógrafo municipal, inaugurou unidades de saúde e realizou mutirões de exames de imagem com mais de 19 mil procedimentos. Simão entregou também a requalificação das feiras da Areia Branca e da Cohab Massangano.
Ascom PMP
Foto: Erlan Alexandre/Ascom PMP