O Sistema de Abastecimento de Água – SAA Curaçá Rural está concluído, é o que garantiu o engenheiro Adeildo Miranda, responsável técnico pela obra que também é conhecida por ‘Adutora do Forró’. O sistema compreende uma estação de tratamento com casas de bombas, casa de química, floculadores, decantadores e reservatórios de tratamento e distribuição, adutoras, além das estações elevatórias, as quais ficam na Fazenda Melancia, Barro Vermelho e Poço de Fora. Além dessas localidades, serão abastecidas também: Curaçá (cidade), Esfomeado e de Pinhões em Juazeiro-BA. A obra tem investimentos federais (dentro do Programa de Aceleração do Crescimento) e estaduais, de aproximadamente 18 milhões de reais; é feita pela empreiteira MRM e fiscalizada pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB).
Mesmo estando concluída a obra, ainda existe a fase final que trata da funcionalidade do Sistema, é o que afirmou Miranda. “Está praticamente 100% pronta. Estamos fazendo os ajustes comuns em qualquer obra para entregar o sistema funcionando. Estamos correndo muito para que isso seja concluído”, disse o Engenheiro. Durante essa semana, a equipe de reportagem da Revista Cura’Saae acompanhou o trabalho dos técnicos e demais trabalhadores da Obra. Nessa quinta (28), foi instalada, pela COELBA, a energia na estação elevatória de Poço de Fora (terceira), último ponto de distribuição com uso de motorbombas. No início desse mês já tinha água na estação da Melancia (primeira). Verificou-se também que desde a semana passada já tinha água do Rio São Francisco na estação de Barro Vermelho (segunda).
Os testes para adução da água até Poço de Fora foram iniciados nessa mesma quinta-feira. O reservatório de Esfomeado já está finalizado e o de Pinhões está em fase de conclusão. Segundo Miranda, é nesse momento que também são observados: a pressão na rede, e os instrumentos como ventosas (que retiram o ar da rede), registros e válvulas e corrigidos os vazamentos. “Somos mais de 60 trabalhadores em toda a obra. Tem ajustes no sistema elétrico, alguns materiais ainda estão chegando para acabamento, tudo é coisa de rotina. Nosso contrato de entrega da Obra é até dia 31 do próximo mês, e creio que até dia 13, a operacionalização está completa, e depois é que tem o processo para que o Município assuma”, esclareceu Miranda.
O Município sinaliza para a administração do Sistema ser feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Curaçá, expôs Jean Marcelo Aquino, Diretor do Saae de Curaçá, o qual vem acompanhando as obras e fez elogios ao SAA. “As motorbombas são modernas, o sistema é completo. Os painéis têm comando computadorizado e sistema de operação automático, o que deve facilitar nosso trabalho, se a concessão for Sistema for feita ao Saae. Já estamos também treinando novos auxiliares de operação e nos planejando para cadastramento das contas. Mas ainda precisaremos de muitas informações da MRM, especialmente na operacionalização e custos. Quando assumimos os 20 sistemas do ‘Água para Todos’, foi um desfio imenso, e hoje as comunidades reconhecem nosso trabalho. No caso da Adutora do Forró, já temos duas comunidades atendidas pelo Saae: Barro Vermelho e Poço de Fora”, explanou o Diretor.
Desde o início do planejamento, pré-projeção até esse momento em que se aproxima a inauguração da Obra, a Revista Cura’Saae vem publicando informações a respeito da Adutora do Forró. Esperamos que a próxima matéria (que será a quinta) seja a respeito da entrega do SAA ao Município de Curaçá.