A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, através da Superintendência Pedagógica, realizou na tarde desta quinta-feira (25), a entrega de 10 mil livros paradidáticos às Escolas Municipais de Educação Infantil. O ato, que aconteceu no auditório da SEDUC, faz parte do projeto É Hora de Ler.
Gestores e Coordenadores Pedagógicos estavam presentes na cerimônia de entrega, que foi organizada pela Diretoria de Educação Infantil. Contadoras de histórias fizeram paródias sobre os direitos das crianças e animaram a plateia, juntamente com pessoas fantasiadas de bichos de pelúcia. Em clima de descontração e festa, foi formada uma mesa com o Secretário de Educação e Esporte, Clériston Andrade, a Superintende Pedagógica, Luzanilde Aguiar e a Diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim.
Após a execução dos hinos nacional e municipal, Miranery Amorim, fez a apresentação sobre o projeto É Hora de Ler e falou sobre os avanços da educação infantil. “Nós fizemos uma reestruturação do projeto agora em 2014, pois ele foi lançado em 2009 e naquele momento nós também entregamos 10 mil livros; em 2011, nós entregamos mais de oito mil livros e mais as Bebetecas, com 60 títulos. Foi um momento ímpar na história de Juazeiro”, lembrou Miranery Amorim.
Juazeiro vem implementando a política de educação infantil, valorizando a criança como sujeito de direito, garantindo acesso a materiais de boa qualidade. De 2009 até agora, a gestão tem incrementado a política de valorização das crianças. “Então as unidades não deixaram de trabalhar a leitura na primeira infância. Entendemos que o hábito de ler nos leva ao sucesso e por isso Juazeiro tem investido na primeira infância”, concluiu a Diretora de Educação Infantil.
O projeto É Hora de Ler tem o objetivo de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura e exercitar a produção textual. Foi lançado no início da gestão e, desde então, livros paradidáticos são sempre distribuídos nas escolas, a fim de alcançar seu objetivo. 300 kits com novos títulos e 20 novas Bebetecas (Baús contendo 70 livros) foram oferecidos às escolas de educação infantil. Livro de pano, livro com textura, livro com sons de animais, livro de banho, todos que estimulam os sentidos das crianças e que são importantes nos espaços da escola.
A Superintendente Pedagógica, Luzanilde Aguiar, discorreu sobre os projetos pedagógicos que já foram implementados nessa gestão. “Foram muitas ações e uma delas nós estamos vivenciando hoje, a continuidade do projeto É Hora de Ler, na educação infantil, com a entrega de novos livros. Nós sabemos que é muito importante que as crianças sejam estimuladas à primeira leitura, pois, a partir da leitura, há transformações sociais. Gostaríamos que vocês fizessem com que esse projeto tenha cada vez mais brilho, pois quem faz as coisas realmente acontecerem nas escolas são vocês: gestores, coordenadores e professores”, ressaltou Luzanilde.
O secretário Clériston Andrade parabenizou a todos pela realização do projeto. “Juazeiro deu uma grande guinada qualitativa na educação quando o prefeito Isaac Carvalho foi eleito e decidiu que a educação seria prioridade de seu governo e trouxe uma equipe extraordinária para trabalhar conosco. Com isso, hoje a educação infantil tem colhido seus frutos importantes e um deles a gente colhe agora”, disse.
A Gestora da EMEI Maria Sueli Medrado, Tania Rosa, estava em estado de alegria por conta dos livros que iria receber. “Trabalhar com a educação infantil tem sido, a cada dia, espetacular. Nós recebemos apoio e atenção da SEDUC para realizar nossas tarefas com competência e boa qualidade. Recebo esses livros e já imagino o quanto a hora do banho de nossas crianças ficará mais interessante. Isso aqui é o carinho e cuidado que toda gestão deveria ter, e a nossa cidade tem”, concluiu.
Após as apresentações, cada Gestora e Coordenadora recebeu seus kits. O primeiro foi entregue à Coordenadora de Estudos da Educação Infantil da Universidade do Estado da Bahia, Professora Selma Maria Campos.
Fonte: ASCOM SEDUC/PMJ