Por Caio Alves e Alinne Torres
Banhada pelas águas do Rio São Francisco, mais conhecido pelos ribeirinhos como o Velho Chico, a cidade de Juazeiro vive um crescimento no campo do turismo e para instigar ainda mais a visitação de pessoas no município novos projetos aportarão a cidade em 2014.
“O turismo em nossa região é uma atividade ainda em desenvolvimento, mas já estamos com alguns projetos em andamento que irá alavancar de vez essa atividade aqui em nossa região, e assim ajudará a economia do nosso município”, afirmou Jomar Benvindo, Gerente de Turismo de Juazeiro, em entrevista ao Diário da Região.
Dentro do calendário turístico da Terra das Carranca, como é conhecida Juazeiro, pode-se citar vários eventos e alguns de renome nacional como o tradicional carnaval antecipado e o Festival Edésio Santos da Canção. Para o próximo ano, de acordo com Benvindo, o Festival da Sanfona e o São João deverão ser introduzidos novamente no calendário turístico da cidade. “Esses dois últimos eventos deixaram uma marca muito positiva em Juazeiro e por isso estamos fazendo o esforço de reintroduzi-los em nosso calendário”, afirma.
Para auxiliar a circulação dos visitantes, recentemente foi criado o Centro de Informações Turísticas, localizado na Orla Nova no Vapor Saldanha Marinha. O Vaporzinho foi completamente restaurado para receber os turistas e a população local. Nele se encontram todas as informações de como chegar as aos pontos turísticos da cidade.
De acordo com Jomar Benvindo, mais duas ações estão sendo implantadas no município, com o intuito de chamar a atenção do turista. Uma delas é o Turismo Pedagógico, em que consiste no ensino do turismo nas escolas de nível básico, fundamental e médio. O objetivo é esclarecer aos estudantes conceitos relacionados à atividade, promovendo relações com o ambiente, gerando novos conhecimentos, e isso de forma dinâmica e participativa.
O outro projeto consiste na criação de um roteiro em que o participante poderá saber um pouco mais sobre a história de Juazeiro, suas praças, monumentos e símbolos. “É uma visita guiada, que começa na árvore que deu origem a cidade, passando por casarões, praças, museu, entre outros pontos”, salienta Benvindo.
O Vale do São Francisco é o segundo polo produtor de vinho nacional e para aproveitar esse segmento uma atividade vem se destacando aqui na nossa região, o enoturismo que é o turismo do vinho. Turistas de várias partes do Brasil e do mundo vem a nossa região para conhecer o modo de produção dos vinhos, através de passeios pelas vinícolas, pelos vinhedos e até participam da colheita da uva.
O gerente do Vapor do Vinho, empreendimento que faz os passeios pelas fazendas de vinhos, Luiz Rogério, garante que o turismo do vinho será uma das principais atividades no ano de 2014. “Já temos dois anos fazendo essa atividade nas águas do São Francisco, e ano que vem já estamos aumentando o número de embarcações e assim vamos aprimorando os nossos serviços, para receber mais turistas”, confirma Luiz Rogério.
Para melhorar o atendimento ao turista, o gerente de Turismo de Juazeiro, Jomar Benvindo, salienta que parcerias com o SENAC e SENAI estão sendo firmadas para que empresários e trabalhadores do ramo se qualifiquem e com isso melhorem o serviço. “Prezando por um bom atendimento aos turistas que vêm nos visitar renovamos a parceria com o SENAC e SENAI, para qualificarem os profissionais da área. A meta atender bem o turista para que assim ele volte mais vezes a nossa cidade”, completa.




