Analisar a distribuição e os fatores determinantes das doenças, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva. Essa é uma das funções do NEPI- Núcleo de Epidemiologia, setor de extrema importância para o funcionamento de uma unidade de saúde, e especificamente no Dom Malan/Gestão IMIP, funciona plenamente propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças.
O núcleo é coordenado pela enfermeira Fernanda Coelho que trabalha diretamente com a Comissão de Controle de Infecções- CCIH. “Fornecemos indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde dentro do Hospital”, explicou Fernanda.
O NEPI do HDM/IMIP funciona com a atuação de uma enfermeira e quatro técnicas de enfermagem. Diariamente elas fazem visitas aos setores do hospital e notificam a ocorrência de determinadas doenças emergentes e a possibilidade do surgimento de surtos. “Essa notificação faz com que sejam tomadas medidas de intervenção. Nós temos por obrigação notificar a simples suspeita da doença, sem aguardar a confirmação do caso, para que não ocorra perda da oportunidade das medidas de prevenção e controle indicadas”, acrescentou a enfermeira Fernanda Coelho.
Além dessas atribuições, o NEPI também faz a notificação e acompanhamento das declarações de nascidos vivos e é do núcleo também, a atribuição de acompanhar as declarações de óbito emitidas no Hospital. Para a coordenadora do Núcleo, o funcionamento do NEPI é de grande importância para o Hospital Dom Malan e região “pois com esse trabalho nós proporcionamos aos gestores da saúde pública e gerentes da unidade dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças”, afirmou.