O Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans) promoverá de 31 de maio a 02 de junho de 2017, no Complexo Multieventos da Univasf, na cidade de Juazeiro-BA, o 7º Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão do Submédio São Francisco/4ª Mostra de Atenção Psicossocial, eventode importante repercussão para a consolidação das Redes Substitutivas de Atenção Psicossocial do semiárido nordestino. A realização conta com o apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e de uma rede solidária de parceiros institucionais e pessoais.
Desde a sua primeira edição, em 2009,o FMA vem reunindo centenas de pessoas a cada ano, visando a promover discussões pelo fortalecimento da Reforma Psiquiátrica na região, pautadas na perspectiva da inclusão social e da atenção territorial, substitutiva à lógica manicomial. É totalmente gratuito, honrando o compromisso com seu caráter público e democrático, destinando-se ausuários, familiares, gestores e profissionais dos serviços de saúde/saúde mental, estudantes, professores, representantes dos diversos setores das políticas públicas, movimentos sociaise sociedade civil. O intuito é de que todos/as participem, proponham e se alimentem de ricos e revigorantes encontros, marcados pelo convite de refletir sobre a produção do cuidado em saúde mental/atenção psicossocial.
Em 2017, em meio a um cenário político no país que demanda defesa da garantia de direitos conquistados e dos próprios direitos constitucionais, o temado 7º FMA/4ª MAP reflete essa necessidade: “Em defesa da Atenção Psicossocial: Resistir e lutar!”. Será um espaço de reflexões pertinentes sobre direitos humanos, modos dignos de cuidado, pautados na Atenção Psicossocial, reforçando-se a necessidade de resistência e luta em meio aos ataques que a sociedade brasileira vem sofrendo desde a posse do novo governo, que não tem um projeto político aprovado pela maioria dos brasileiros O desmonte do Sistema Único de Saúde/SUS, em que se situa a área de Saúde Mental/Atenção Psicossocial é uma ameaça real, exigindo atenção e manifestação. Assim, mais uma vez a participação popular é necessária, sendo a via mais potente de reversão do que está em curso no Brasil.
O 7º FMA/4ª MAP se articula a esse movimento de resistência, pretendendo se constituir, mais uma vez, como um fórum democrático e intersetorial, com compartilhamentos das experiências exitosas e pesquisas na Atenção Psicossocial. Sua programação, que vai se constituindo pelas parcerias diversas do Numans, promoverá debates provocativos nas ágoras, rodas narrativas, oficinas, sessões de apresentação de trabalhos relacionados à temática, intervenções artísticas e apresentações culturais, contribuindo ao processo formativo dos participantes – em suas dimensões éticas, políticas, cidadã, profissionais e pessoais.
A perspectiva é de, no evento, renovar forças para que continuemos em busca da efetivação de uma Atenção Psicossocial de caráter territorial e antimanicomial em nosso sertão, através da luta e resistência. Aguardamos a todos e todas para juntos construirmos mais uma vez um belíssimo encontro, cuja marca é a produção coletiva!


