O homem considerado o “número dois” do ex-ditador do Iraque Saddam Hussein foi morto nesta sexta-feira (17) em uma operação militar das forças do Iraque na província de Salahuddin, informaram fontes de segurança e responsáveis locais. Izzat Ibrahim al-Douri foi vice-presidente do dirador.
O governador de Salahuddin, Raed al Jabouri, explicou que Douri foi morto em uma operação ao leste da cidade de Tikrit e que enviaram seu corpo a Bagdá para obter através da análise do DNA a confirmação definitiva de que se trata do “número dois” de Saddam, informou a agência EFE.
A declaração foi dada na rede de TV local al-Arabiya. Uma foto de um homem que seria a vítima foi exibida, segundo a Reuters. Outras pessoas também morreram na ação.
O governador ressaltou que é preciso esperar os testes de DNA, mas que pelas fotografias de que dispõem, um dos corpos é o de Douri.
Pouco depois, um porta-voz do Partido Baath, de Saddam Hussein, negou a morte ao canal al-Hadath.
Douri é considerado o membro do regime de Saddam Hussein de mais alto escalão a conseguir escapar. Segundo o Exército dos EUA, ele ajudou a financiar uma insurgência sunita no Iraqueapós o fim do regime de Saddam.
Fonte: Portal G1/Mundo