No período de férias é comum que as pessoas fujam de sua rotina normal de horários nas mais diversas atividades. Com o relógio biológico desordenado, são necessários alguns cuidados com o lazer, descanso e, principalmente, muita atenção com a alimentação. A nutricionista do Programa Saúde Integral da Unimed Vale do São Francisco, Mônica Carvalho, dá algumas dicas sobre educação alimentar durante as férias de meio de ano.
Segundo a nutricionista é importante que a alimentação seja observada com atenção, pois deve ser equilibrada para que não falte nenhum nutriente. “Uma alimentação variada e completa em nutrientes é responsável pelo desenvolvimento físico e intelectual adequado para o funcionamento orgânico saudável e por fornecer a energia necessária”, explica Mônica.
O café da manhã e o lanche da tarde devem conter cereal, fruta, pão ou biscoitos e leite. “Um exemplo para essas refeições é o leite desnatado, o pão integral ou de aveia com queijo branco e mamão ou outra fruta. Além disso, podem ser usados iogurtes, mingau de aveia, saladas de frutas sem doce, bolachinhas integrais e bolos de frutas, por exemplo”, salienta a nutricionista.
Já o almoço e o jantar, indica Mônica, devem ser bem completos e os mais coloridos possíveis, com arroz, feijão, legumes e verduras, frango, peixe ou carne. As sobremesas podem ser uma fruta, gelatinas ou picolés de frutas. E, antes de dormir, leite ou iogurtes são outras boas opções.
O alerta da nutricionista fica quanto ao aumento do consumo de alimentos como salgadinhos, refrigerantes, excesso de doces. “É bom que haja limites no consumo desses alimentos, é melhor utilizar receitas saudáveis e diferentes”, pontua.
Por fim, o conselho é beber bastante líquido para repor o que se perde através da transpiração. “As opções são sucos combinando frutas variadas, preferencialmente da estação, vitaminas com extrato de soja, frutas, aveia, linhaça, quinoa, água de coco e água mineral”, finaliza Mônica Carvalho.
EUDES SAMPAIO