Revista

O barril de pólvora prestes a explodir no coração da África

Nesta terça-feira, 22 de agosto, os países que integram o Brics estiveram reunidos em Joanesburgo, na África do Sul, para discutir o posicionamento do grupo perante a nova ordem mundial. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, preocupado com o cumprimento de uma ordem de prisão internacional por acusações de que as tropas de seu país deportaram crianças de zonas ocupadas na Ucrânia, decidiu não viajar par lá. Ele vai participar por videoconferência e será representado, in loco, por seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

Os Brics, representados pelos líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, querem ampliar sua influência política e econômica e se tornar um contrapeso ao predomínio das potências ocidentais perante o mundo. A intenção do grupo é ampliar sua zona de ação, atraindo novos membros. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 22 países já manifestaram formalmente interesse em integrar o Brics.

Para o encontro de Joanesburgo, foram confirmadas as participações de 40 chefes de governo ou de Estado dos continentes africanos e asiático, além de representantes da América Latina e do Oriente Médio.

A guerra entre Rússia e Ucrânia não deve ganhar grande destaque nos debates, o ponto focal da discussão é o uso de moedas locais ou de uma eventual unidade de referência do Brics para garantir as transações comerciais entre os parceiros. A ideia principal é vender a outros países que é possível criar uma comunidade que possa enfrentar de igual para igual o bloco formado pelos Estados Unidos e pela Europa Ocidental. Alguns passos nessa direção até já foram dados, principalmente pela Rússia e pela China. Os países africanos são os mais procurados para esse tipo de parceria.

O problema é que no meio do caminho se instalou uma crise em Niger. O golpe militar ocorrido no final de julho já provocou muitas mortes e levou instabilidade para a região. A situação tem se agravado dia a dia.

Os países que se posicionaram contra o golpe já fizeram sérias ameaças e até estipularam prazo para a situação voltar à normalidade, mas os apelos internacionais foram ignorados pelo governo atual do Niger. Os comandantes militares da África Ocidental estão reunidos, em Gana, para discutir uma eventual intervenção armada estrangeira contra o golpe, mas está difícil chegar a um consenso.

Embora a opção por uma intervenção armada esteja em debate, o diálogo ainda parece ser uma solução mais acertada para essa crise. Fora da África, a Alemanha subiu o tom na quinta-feira e pediu à União Europeia que adote “sanções” contra os autores do golpe no Níger. A preocupação é grande com a situação do país africano uma vez que a nação é fundamental para o abastecimento de urânio para o continente europeu. Se o novo governo do Níger se aliar à Rússia ou ao Irã, por exemplo, a venda desse material para o ocidente pode ser dificultada.

Os apelos para que se busque uma solução pacífica para a crise ganharam força nos últimos dias. Ao mesmo tempo, o novo regime nigerino busca aliados na região. Alguns países como o Chade, Mali e Burkina Fasso já se posicionaram favoráveis ao movimento que ocorreu no Níger. O ponto de união entre eles é o fato de que as economias locais não suportam mais obedecer às regras impostas pelos antigos colonizadores, principalmente a França. Os países querem ter o direito de decidir seu futuro livremente.

O novo regime considera que qualquer tentativa de intervenção militar externa contra o seu país constituiria uma “agressão ilegal e sem sentido” e prometeu uma “resposta imediata”. Esse barril de pólvora que se instalou no coração do continente africano, pode dificultar as negociações diplomáticas pretendidas pelos Brics. Enquanto a situação não caminhar para um acordo, que traga de volta à normalidade das relações locais, vai ser difícil saber como essa história vai terminar.

Reunidos em Joanesburgo, os líderes do Brics vão ter que tomar uma decisão. Como aglutinar novas forças em torno de si sem afrontar o atual “status quo” mundial. Enfrentar os gigantes antes de ter as armas adequadas para o confronto é o caminho mais curto para uma derrota acachapante.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Greve de fome: deputado acampa na Câmara após Conselho votar cassação

post-image

Em greve de fome, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) acampou, na madrugada desta quinta-feira (10), no plenário 5 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, após o Conselho de Ética aprovar o  parecer que pede a cassação do seu mandato por quebra de decoro parlamentar, com 13 votos contra 5.

Acusado de agredir um militante de extrema-direita, Braga se diz vítima de perseguição política por denunciar o Orçamento secreto.

Sem falar com a imprensa para poupar energia, o parlamentar segue no chão do plenário, acompanhado por assessores. Ele apenas acenou para reportagem da Agência Brasil e disse que “está tudo bem”.

Ele está sem comer desde a noite da terça-feira (8) por não ter conseguido tomar café da manhã antes da sessão do Conselho de Ética em razão da ansiedade causada pela votação.

Política Relevantes

China eleva tarifas contra EUA a 84% e intensifica guerra comercial

post-image

O Ministério das Finanças da China anunciou, nesta quarta-feira (9), o aumento das tarifas de importação de produtos dos Estados Unidos (EUA) de 34% para 84%, intensificando a guerra comercial iniciada por Washington. A nova taxa passa a valer a partir desta quinta-feira (10).

A medida foi tomada depois que o presidente Donald Trump elevou para 104% as tarifas de importação de produtos chineses após a China retaliar a tarifa dos EUA de 34% imposta no último dia 2 de abril. 

Erros em série-“A decisão dos EUA de aumentar as tarifas sobre a China é um erro atrás do outro. Ela infringe seriamente os direitos e interesses legítimos da China, prejudica seriamente o sistema de comércio multilateral baseado em regras e tem um impacto severo na estabilidade da ordem econômica global. É um exemplo típico de unilateralismo,…

Read More
Juazeiro Política

Encontro em Juazeiro confirma Juvenilson Passos como liderança política para o futuro da Bahia

post-image

O encontro promovido por Juvenilson Passos no sábado (5), em Juazeiro, foi mais do que um café da manhã: foi uma demonstração clara de força política e prestígio regional.

Realizado na Chácara Bougainville, o evento reuniu representantes de diversos municípios da região norte da Bahia, lideranças políticas, imprensa e apoiadores, que lotaram o espaço para ouvir a mensagem de quem já é reconhecido como uma das grandes referências da política baiana.

Em sua fala, Juvenilson relembrou sua trajetória, agradeceu a todos que caminham ao seu lado e destacou que o momento é de construção coletiva e compromisso com o povo. “A política precisa ser feita com verdade, com história e com coragem. Eu não estou aqui por vaidade, mas porque acredito que é possível mudar a realidade das pessoas com trabalho sério…

Read More
Política Relevantes

Entenda a guerra de tarifas de Trump e consequências para Brasil

post-image

A medida do governo dos Estados Unidos (EUA) de impor tarifas a todos os parceiros comerciais, nessa quarta-feira (2), representa uma tentativa da maior potência do planeta de retomar a posição que a indústria do país já teve, além de tentar combater os déficits comerciais de bens que somam cerca de US$ 1 trilhão ao ano.

Essa avaliação é feita por diversos analistas, entre eles, o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, consultado pela Agência Brasil. O também professor em economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), contudo, avalia que as tarifas não podem sozinhas reverter a perda de competitividade da economia estadunidense, em especial, para a Ásia.

“A Ásia foi muito eficiente em desenhar políticas para desenvolver a indústria dela nos últimos 20 a 30 anos. Os governos do Vietnã, da Malásia, da Tailândia,…

Read More
Petrolina Política

Vereador denuncia Prefeitura de Petrolina por descumprimento da Lei de Prestação de Contas das Ações Antirracistas

post-image

Na última terça-feira (26), o vereador Gilmar Santos (PT), líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Petrolina, protocolou uma denúncia no Ministério Público de Pernambuco contra a Prefeitura Municipal por descumprimento da Lei nº 3.585/2022.

A legislação, de autoria do próprio parlamentar, determina que o Executivo preste contas anualmente sobre as ações de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa, garantindo transparência e participação popular na fiscalização dessas políticas.

De acordo com o texto da lei, a prestação de contas deve ocorrer por meio de audiência pública na Câmara Municipal e pela apresentação de um relatório detalhado, contemplando informações sobre recursos destinados, ações realizadas, número de pessoas beneficiadas e planejamento para o ano seguinte. No entanto, mesmo após dois anos da sanção da legislação, a Prefeitura não cumpriu nenhuma das exigências previstas.

Política Relevantes Revista

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como feito em outros anos. A primeira parcela será paga em abril e a segunda, em maio.

Lula ainda firmou o decreto que regulamenta as mudanças no Fundo Social, que destina R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente também voltou a prometer a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para a classe média e anunciou a implementação da TV 3.0, sistema integrado de televisão aberta e internet.

Lula participou do evento intitulado O Brasil dando a volta por cima, que, segundo ele, foi “um breve balanço daquilo que fomos capazes de realizar em apenas dois anos”. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Ulysses…

Read More
Política Revista

Câmara pode votar Lei da Reciprocidade Comercial ainda esta semana

post-image

A Câmara dos Deputados pode votar ainda nesta semana o Projeto de Lei  2.088/2023, Lei de Reciprocidade Comercial, que autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras aos produtos do Brasil no mercado global. O texto do PL foi aprovado nesta terça-feira (1) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no plenário do Senado, por unanimidade.

O tema se tornou prioridade no Congresso após o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciar que vai impor “tarifas recíprocas” contra parceiros comerciais. 

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), informou que vai trabalhar junto ao Colégio de Líderes para pautar o tema ainda esta semana.  

“Como esse é um tema excepcional, e nós temos uma data já precificada de uma possível movimentação dos Estados Unidos com relação aos produtos brasileiros, nós já…

Read More
Política Relevantes

AtlasIntel: Lula tem aprovação ainda em queda e perde para Bolsonaro, Marçal e Tarcísio em 2º turno

post-image

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (1º) revela que continua subindo a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que alguns de seus adversários já aparecem à frente em eventual cenário de disputa para as eleições de 2026. 

Em relação à avaliação do governo, o presidente Lula viu sua desaprovação subir de 53% na pesquisa de fevereiro para 53,6% agora no final de março. Já a aprovação caiu dos 45,7% registrados na última pesquisa para 44,9% nesta mais recente. 

O levantamento mostra que, quando perguntados sobre a avaliação do governo, 49,6% dos entrevistados avaliaram a gestão como ruim/péssima, enquanto 37,4% disseram ser ótima/boa. Na pesquisa de fevereiro, 50,8% avaliaram o governo como ruim/péssimo, enquanto 37,6% disseram ser ótimo/bom.

O Instituto AtlasIntel também fez simulações de cenários de segundo turno para as…

Read More