Gratidão, saudades e muita emoção. Estes sentimentos resumem o clima do velório e sepultamento do líder religioso e Presidente da Igreja Assembléia de Deus em Juazeiro, Pastor Manoel Marques, que faleceu na noite de sábado (08), devido à complicações no pulmão.
Durante toda a manhã e início de tarde desta segunda-feira (10), pastores de diversas regiões da Bahia, representantes políticos, empresários e um número expressivo de aproximadamente 2 mil fiéis se aglomeraram na Igreja Assembléia de Deus, do bairro Piranga, para dar o último adeus ao religioso.
O Pastor Manoel Marques completou 84 anos em agosto e estava internado no hospital Pró-Matre em Juazeiro, se recuperando de uma cirurgia do coração, onde colocou quatro pontes de safena. Apesar
do sucesso da operação, realizada há cerca de duas semanas, os médicos já alertavam sobre a fragilidade de outros órgãos do pastor. Às 21h25 do sábado a família foi informada do falecimento e a notícia causou muita comoção em toda a comunidade evangélica da região.
Antes do sepultamente do corpo, marcado para as 15h30 da segunda-feira, o momento era de muita emoção. Nas instalações do maior projeto arquitetônico que Manoel Marques vinha desenvolvendo, a Igreja da Assembléia de Deus do bairro Piranga – o maior templo evangélico em construção do território baiano – milhares de fiéis queriam olhar o pastor pela última vez. Enquanto isso, outros líderes religiosos destacaram o grande valor e o papel social desempenhado pelo líder assembleiano.
O presidente da Convenção das Assembléias de Deus da Bahia (CEADEB), Valdomiro Pereira, organizou a cerimônia de despedida do pastor, ao qual ele diz considerar um pai. O deputado federal Erivelton Santana, ao lado de Dr. Paganini (presidente municipal do PSC), ressaltou a grande perda para a comunidade evangélica com a morte do pastor. “Ele representa um líder, um guerreiro, que dedicou sua vida para deixar um grande legado para a cidade, tanto material quanto espiritual”, frisou Santana.
A filha Airan discursou em nome da família, relembrando a história e trajetória do seu pai até ser convidado a ministrar em Juazeiro, onde atuou por 38 anos. O filho e Pastor Jair Silas também mostrou muita emoção ao falar do pai, que ele diz ter como
um exemplo a ser seguido por ele. “Espero que um
dia eu possa ser como meu pai, que soube liderar a comunidade evangélica com muita honestidade e sabedoria divina”, expressou Jair Silas.
O cortejo saiu pelas ruas do centro da cidade, em direção ao cemitério local, onde o corpo foi enterrado.
Homenagem dos jovens evangélicos
Um dos momentos mais emocionantes durante a cerimônia de despedida do Pastor Manoel Marques foi a canção entoada por aproximadamente 50 jovens no altar da igreja. Intitulada simplesmente por “Pastor”, a música retrata o reconhecimento e admiração a um Pastor, pelo seu exemplo e ensinamentos. Parte da platéia e dos jovens cantores não segurou as lágrimas durante a canção, cujo refrão é o seguinte:
“Homem de Deus
Escolhido pra curar as feridas da minha alma
Homem de fé que tem dedicado a mim
O seu amor e proteção
Homem amado
Quando fala faz arder dentro de mim, o coração
Pastor, você é o profeta da minha geração
Você é o profeta da minha geração
Você é o profeta da minha geração”
Canção dedicada ao Pastor Manoel Marques – In Memoriam
(Composição: Eyshila)
2 Comments