Marisa speranzaPodemos nos referir à saúde de uma pessoa somente se tivermos condições de avaliar suas emoções, seu nível de estresse, suas frustrações, a forma com que ela lida com as respostas que a vida lhe impõe, se ela tem ou não motivação (motivos para ação), e, principalmente, se ela continua “sonhando”.

As pessoas sofrem emocionalmente de diversas formas. Algumas até imperceptíveis. E, quando não conseguem exprimir com palavras suas mazelas interiores, o corpo é castigado. O ser humano não pode se “dicotomizar”. Separar a cabeça, seu “grande mestre”, do coração. Nem se separar da casa onde mora, do seu trabalho, das expectativas que cria a todo o momento e que, por muitas das vezes, não são correspondidas.

Partindo dessa visão holística, podemos estabelecer paralelo entre a história do ser e sua personalidade, seu funcionamento diante da vida, suas tensões e distensões e podemos entender como ele pode contrair, por exemplo, câncer.

No segundo século, Dr. Galen já dizia que mulheres deprimidas tinham mais tendência ao câncer que as de temperamentos opostos. Também Valliant, apesar de não estabelecer correlações especificas entre traços de personalidade e doenças, demonstrou que alguns mecanismos de defesa são, além de ineficazes, prejudiciais à saúde física.

As pessoas, por estarem assim estruturadas do ponto de vista de sua personalidade, não só são mal ajustadas emocionalmente, como fisicamente e têm mais chances de adoecer. Barrows, em 1783, atribuiu o câncer às paixões desenfreadas da mente que afetam o paciente durante um longo tempo. Hunn, por volta de 1822, em texto por ele escrito, “Câncer de Mama”, disse da influência de fatores emocionais no surgimento e no crescimento de tumores.

Em outro texto clássico, esse de Patologia Cirúrgica, publicado em 1870, Sir James Paget expressou sua convicção de que a depressão, a ansiedade profunda, as esperanças desfeitas e os desapontamentos estavam intimamente ligados ao aparecimento do câncer.

Realmente, algumas pessoas, ao perderem entes queridos, não suportam a dor e a saudade e passam inconscientemente a rejeitar a vida e criar dentro de si um desejo oculto de morte. Elida Evans, analista junguiana, referiu-se a esses pacientes como pessoas que haviam investido sua identidade em um objeto de papel individual (uma pessoa, um trabalho, um lar), ao invés de desenvolver a sua própria individualidade. Quando o objeto ou função lhes era retirada, esses pacientes tinham de confrontar-se e enfrentar a si mesmos, com poucos recursos para fazê-lo. Evans achava ainda que o câncer era um sintoma de que havia outros problemas não resolvidos na vida do paciente e suas afirmações não só foram confirmadas, como também elaboradas por outros pesquisadores.

Nossa interpretação, em casos de pacientes com câncer, coincide com a de Evans, quando damos conta da fusão que existe da pessoa com o “tu” que se elegeu. São pessoas portadoras de uma dependência psíquica, funcional, do outro, caracterizando-se ao mesmo tempo por uma “falta de vigor” e uma necessidade viscosa do objeto.

Nessa mesma linha, em nossa experiência com mulheres portadoras de câncer de mama, percebemos que nelas existe, escondida em aparente auto-suficiência, uma grande fragilidade, como se fossem guerreiras que abriram mão de suas fantasias, de seus sonhos e de seu direito de serem felizes. Com isso, suprimiram seus sentimentos e, por vezes, já não mais os reconhecem.

Acompanhando o raciocínio da Dra. Lydia Temoshok, observamos que o equilíbrio homeostático exigido para a obtenção da saúde, nesses casos, fica severamente enfraquecido. Perde-se o contato com o mundo interno, suas necessidades e o viver é um cotidiano infindável, uma rotina a ser cumprida, um alheamento da vontade própria.

Outro aspecto importante a ser considerado é a relação evidente entre o estresse e a doença. Durante anos, os médicos puderam observar que há maiores possibilidades de ocorrerem doenças após acontecimentos altamente estressantes na vida das pessoas. Muitos já constataram que, quando seus pacientes sofrem de dores emocionais, há um aumento, não apenas das doenças já reconhecidamente suscetíveis à influência emocional, como úlceras, doenças cardíacas, dores de cabeça, etc., mas também de doenças infecciosas, dores lombares e mesmo maior propensão a acidentes.

Na década de 20, Hans Selye, endocrinologista e diretor do Instituto de Medicina Experimental de Montreal, usou pela primeira vez o termo stress da Física para significar as ações mútuas de forças que têm lugar através de qualquer ação do corpo. Demonstrou ele que um organismo, quando exposto a um esforço provocado por um estímulo que ameace sua homeostose, reage com o corpo todo e de “forma uniforme e não específica”. Chamou então essa forma de reagir de Síndrome Geral de Adaptação, chegando assim à noção de estresse. Portanto, para ele, estresse era “uma resposta inespecífica que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação”. Essas situações, segundo Selye, iriam se acumulando na pessoa e constituindo-se em importante indicador preceptivo de um adoecer psicossomático.

Pesquisas atuais também confirmam as diferenças substanciais de taxa de incidência do câncer em pacientes com diversos tipos de problemas mentais e emocionais. Os dados apontam para conexões significativas entre estados emocionais e doenças. O médico J. H. Hunphry e seus colaboradores, em seus estudos, conseguiram indicações que fatores mentais podem ser responsáveis pela supressão do sistema imunológico. Concluíram que a imunidade do corpo contra a tuberculose poderia ser profundamente afetada com o uso da sugestão hipnótica, demonstrando assim, de maneira inequívoca, a influência do estresse mental e emocional nas defesas do organismo.

O corpo foi planejado de forma tal, que os momentos de estresse, seguidos por uma reação física do tipo “lutar” ou “fugir”, causem poucos danos ao indivíduo. No entanto, quando a resposta fisiológica do estresse não é descarregada, por causa das conseqüências sociais da “luta” ou “fuga”, ocorre o tal efeito cumulativo a que Selye se referia. É o que chamamos de estresse crônico. Ele suprime o sistema imunológico responsável pela destruição das células cancerosas ou microorganismos estranhos do corpo. Os pontos importantes a ser destacado são as indicações físicas descritas por Selye, basicamente idênticas àquelas sob as quais uma célula anormal poderá reproduzir-se e se tornar um perigoso câncer. Não é com surpresa que constatamos que muitos dos pacientes cancerosos já apresentavam, anteriormente, sistemas imunológicos deficientes.

O Dr. Salomon buscou especificar o mecanismo fisiológico pelo qual o estresse pode levar à supressão do sistema imunológico. Quando comparamos seu trabalho ao de Selye e ao de outros, começamos a ter uma idéia de como o estresse emocional pode criar as condições necessárias para que ocorra o câncer. O que ainda nos falta é uma compreensão mais profunda do corpo humano para podermos estabelecer, cientificamente, a ligação entre o câncer e o estresse.

Mister se faz destacar, contudo, que a quantidade de estresse emocional causado por fatores externos, depende da maneira como o indivíduo interpreta ou lida com eles. Nem mesmo os pesquisadores podem prever doenças a partir da quantidade de eventos estressantes da vida de uma pessoa. Muitas, simplesmente, não adoecem, mesmo que recebam grandes cargas de estresse, ou seja, nem todos reagem de forma semelhante a fatores externos.

Os nossos padrões de comportamento estabelecem uma orientação ou posição em relação à vida e existem indicações de que diferentes tomadas de posição podem estar associadas a certas doenças. Porém, são apenas indicações. Em relação ao câncer, estudos recentes confirmam um tipo de personalidade semelhante para as pessoas que sofrem desse mal. O que não quer dizer que todos que tenham personalidade desse tipo venham a contraí-lo.

Portanto, há que se ter muito cuidado com as generalizações. Estudos estatísticos se aplicam a grupos e não a uma pessoa só. Por isso, é importante sempre deixar claro que a presença das características citadas não é, necessariamente, causadora de algum tipo de doença ou do câncer. Ter a personalidade mais ou menos introvertida, sofrer ou não perdas importantes ou ter a vida mais ou menos estressante, não quer dizer que se vai ficar doente ou ser sadio para sempre.

Por: Marisa Speranza, psicóloga.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Publicada MP que proíbe cobrança diferenciada por transações em Pix

post-image

O governo federal publicou, na edição desta quinta-feira (16), no Diário Oficial da Uniãomedida provisória (MP) que proíbe a cobrança de tributos e valores adicionais em pagamentos e transações via Pix.

O texto classifica como prática abusiva a exigência, pelo fornecedor de produtos ou serviços, em estabelecimentos físicos ou virtuais, de preço superior, valor ou encargo adicional em razão da realização de pagamentos por meio de Pix à vista.

A prática, de acordo com a publicação, sujeita o infrator às penalidades previstas na legislação do direito do consumidor. “Fornecedores de produtos ou serviços, em estabelecimentos físicos ou virtuais, deverão informar os consumidores, de forma clara e inequívoca, sobre a vedação de cobrança de preço superior, valor ou encargo adicional para pagamentos por meio de Pix à vista.”

Ainda segundo o…

Read More
Política Relevantes

Governo pagará bolsa de R$ 1.050 para estimular formação de professores

post-image

O governo federal lança, nesta terça-feira (14), uma versão do programa Pé-de-meia voltada para universitários matriculados em cursos de licenciatura. Os participantes receberão mensalmente R$ 1.050 durante o período regular do curso.

Os cursos de licenciatura são graduações que preparam estudantes para atuar como professores em áreas do conhecimento específicas.

Desse total, o estudante poderá sacar R$ 700 por mês. Os outros R$ 350 serão depositados como uma “poupança”, e poderão ser sacados após o profissional recém-formado passar a atuar na rede pública de ensino em até cinco anos após a conclusão do curso.

O programa será lançado nesta terça, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana.

A ideia do Ministério da Educação é…

Read More
Sem Categoria

1º LIRAa de 2025 aponta cenário sem risco de infestação para o Aedes aegypti em Petrolina

post-image

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, concluiu o primeiro Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LirAa) de 2025. A ação foi realizada do dia 6 a 10 de Janeiro, apresentando resultado médio de 0,4%. O percentual deixa o município fora de risco de infestação por arboviroses.

Dentro do percentual apresentado, as localidades que apresentaram maior taxa de infestação foram os bairros Dom Avelar e São Joaquim, com 1,2% ; Novo Tempo e Pedra Linda, obtiveram 1,3%. Diante dos resultados, a Secretaria de Saúde informou que vai continuar executando planos de ações pelos quatro cantos do município, realizando mutirão para remover criadouros e orientações educativas para a população.

Transmitidas principalmente por mosquitos, as arboviroses são doenças virais que colocam em risco quase 4 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde…

Read More
Política Relevantes

Lula e Bolsonaro empatam nas intenções de voto para 2026 em cenário com Marçal

post-image

Pesquisa divulgada ontem pelo instituto Paraná Pesquisas mostra um empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial de 2026, caso o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) participe da eleição. Lula aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 33,9%. Pablo Marçal, que anunciou sua pré-candidatura no dia 8, tem 6,1%. A entrada de Marçal na disputa sugere que ele atrai votos da direita, impactando diretamente o desempenho de Bolsonaro. O levantamento entrevistou 2.018 eleitores entre os dias 7 e 10 de janeiro, com uma margem de erro de 2,2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

O cenário sem Marçal, porém, altera a dinâmica da disputa. Bolsonaro alcança 37,3%, enquanto Lula registra 34,4%. Apesar disso, o empate técnico se mantém no limite da margem de erro….

Read More
Política Relevantes

Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (12), que os governos federal e estaduais apresentem, em um prazo de 30 dias, a publicação de normas para uso de recursos de emendas parlamentares federais em instituições de ensino superior.

A decisão do ministro leva em conta a necessidade de “prestação de contas adequadas quanto às emendas parlamentares federais, com transparência e rastreabilidade” tanto nas universidades “como nas suas respectivas Fundações de Apoio”.

Dino fez a determinação ao ministério da Educação (MEC), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Advocacia-Geral da União (AGU) e, “por simetria”, aos Estados, que deverão “proceder da mesma maneira”.

Dino pediu urgência na divulgação e determinou que a decisão tenha ciência dos presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Suzana Ramos esclarece sobre fake news de suposto recebimento de rescisão

post-image

A ex-prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, desmente categoricamente as informações falsas que circulam na imprensa e nas redes sociais, alegando que a mesma teria recebido valores referentes a rescisão trabalhista ao término de sua gestão.

Essa acusação é completamente infundada e evidencia o uso de má-fé por parte de quem divulga ou compartilha tais notícias. É lamentável que, em vez de contribuírem para a construção de um debate público saudável, algumas pessoas e veículos optem por disseminar mentiras com o objetivo de causar prejuízos à imagem pessoal e política de Suzana Ramos.

Compartilhar informações sem comprovação não só viola princípios éticos, mas também causa danos reputacionais irreparáveis, além de configurarem crime de calúnia, difamação e propagação de fake news, conforme previsto na legislação brasileira, e estão sendo devidamente analisadas por nossa equipe jurídica.

Suzana…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito de Juazeiro e secretária de Saúde da Bahia entregam ambulância e equipamentos para a UPA e Maternidade Municipal

post-image

Nesta quarta-feira (08), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, entregaram uma ambulância, medicamentos e equipamentos hospitalares destinados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e à Maternidade Municipal. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado e totalizou um investimento de R$ 700 mil.

Para a população a ajuda vem em  boa hora. Adailton Santos, que no momento da entrega estava saindo da Maternidade ao lado de esposa Vanessa Xavier, se sentiu mais seguro com a chegada dos novos equipamentos. O casal aguarda o nascimento da filha Alice na próxima semana. “A higiene da Maternidade está bem melhor, o atendimento também e, agora, presenciando esses novos equipamentos chegando, ficamos satisfeitos. Estávamos preocupados com o parto dela, mas agora estou mais tranquilo”, disse Adailton. Vanessa também…

Read More
Política Relevantes

Jerônimo anuncia ações emergenciais e programa de investimentos em reuniões com novos prefeitos

post-image

Já nos primeiros dias do ano, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, sete prefeitos eleitos dos municípios de Camaçari, Rio Real, Antônio Cardoso, Várzea Nova, Mutuípe, Juazeiro e Curaçá.

O objetivo das reuniões realizadas na sexta-feira (3) e no sábado (4), foi discutir temas relacionados a investimentos e ações voltados para o desenvolvimento dos municípios baianos. Infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e incentivos econômicos foram as principais pautas dos encontros.

“Nesse primeiro momento, estamos priorizando os prefeitos, independente do partido, que tiveram dificuldade com a transição e que, infelizmente, não aconteceu de forma tranquila, democrática, respeitando a lei, com a devida prestação de contas. Para se ter uma ideia, já estamos perto do início do ano letivo, em fevereiro, e os gestores não sabem como vão disponibilizar a alimentação…

Read More