Por Lidiane Souza e Emaísa Lima

Criado no dia 23 de dezembro de 1972, o Diário da Região completa 42 anos. Para comemorar o aniversário preparamos um breve histórico sobre o jornal e a carreira promissora do diretor-fundador, Paganini Nobre Mota (68), que acompanhado sua esposa Inês Nobre Mota, administra este noticioso com seriedade e firmeza.
Paganini que além do título de jornalista traz em seu currículo a carreira da medicina, dedica 42 anos de sua vida a matérias, inicialmente como sócio do ‘Rivale: Renovação e Integração do Vale São Francisco’. Eu era o diretor-presidente e os dois sócios eram Jorge Khoury e Flavio Luiz, amigos de longas datas. Fez parte também da história de Paganini a edição do Tribuna do Povo, o jornal de Juazeiro e por fim ainda em pleno funcionamento e na versão online também o Diário da Região.
O diretor-fundador do Diário fala com orgulho de sua vida profissional e pessoal que se misturam, pois a mulher e os filhos participam da rotina do jornal. “Sou filho de Juazeiro e vou receber o título de cidadão petrolinese, projeto aprovado por unanimidade de autoria do vereador Persio, além de ser casado com a petrolinense Inês Nobre Mota, portanto, eu sou juazeirense e petrolinense!”, assim afirma, categoricamente, o médico e jornalista, dono de um jeito calmo e sereno, Paganini Nobre Mota, que celebra, junto a seus funcionários e toda comunidade os 42 anos de história jornalística, na terça-feira (23).
Destaque
Antes de sua história ser contada, é preciso dizer que foi buscando ampliar o canal de comunicação, por meio da escrita, através do Diário da Região, entre a cidade, seus moradores e a região do Vale São Francisco, que o município do norte baiano se destaca não apenas na agricultura irrigada, mas também, por apresentar vários conglomerados comunicacionais. “Eu como juazeirense me orgulho em estar participando do progresso, do desenvolvimento do Vale com a participação do jornalismo.”
Paganini ainda acrescenta sobre a felicidade de poder celebrar mais um ano de prestação de serviços e de marcar presença no jornalismo local. “É agora, em dezembro, no dia 23, já no Natal, que o Diário da Região completa 42 anos de serviços prestados à grande região do São Francisco, a região norte da Bahia e a região de Pernambuco.”
A Família
Sobre família, Dr. Paganini, como é mais conhecido, fala sobre todo o começo. “Tive com Inês quatro filhos, o administrador de empresas e estudante de direito Paganini Júnior, a odontóloga Bianca, e a bioquímica e farmacêutica Karina, e a última, Sheila (in memorian), Deus a chamou.”
A Comunicação
O comunicador Paganini pode-se afirmar passou por diversos momentos na comunicação, sempre atento à sua volta. Inicialmente seu jornal era quinzenal, depois passou a ser semanal e depois passou a ser duas vezes na semana, passou a ser um dia sim dia não, e 15 anos após a primeira edição passou a ser diário.
Tecnologia
Por fim, observa-se que dentre o tecer da linha da vida e da história do Sistema de Comunicação Diário da Região, e em vista dos novos tempos ganhou o campo virtual e pode ser seguindo também pelo site. www.odiariodaregiao.com e na fanpage www.facebook.com/odiairodaregiao.




