geraldoPrecisa-se urgentemente de choque de autoridade! Uma vergonha nacional; caos geral! Retóricas oficiais vazias, sem substância confiável, falácias, mentiras enganosas que causam náusea, enfim, autênticas quimeras de cabelos compridos.

O povo não é palhaço nem curto de inteligência para se acocorar diante das técnicas do ilusionismo cruel, coroado de efeitos e truques e não suporta mais a inércia e a incúria de mãos dadas com uma camada de capiongos que turvam o poder, desmoralizando-o para enfim se locupletarem com o erário.

O cinismo é um brasão que se estampa no peito com muito orgulho de impunidade! Não precisam agir à sorrelfa, mas às escâncaras, pois confiam na blindagem do corporativismo que procura estratégia para embaraçar a ação judicial.

Pais do medo das famílias que não têm sossego nem proteção. Os criminosos matam por prazer centenas de inocentes por dia. Bandos e mais bandos de assaltantes a bancos, dinamitando-os em plena luz do sol. Reúnem-se vinte a trinta bandidos, a bel-prazer, compostos de armas pesadas, fazem o que querem, matam, roubam e somem nababescamente, sem qualquer preocupação.

Seja você sua própria segurança, não espere proteção do Estado, porque é debalde. Ninguém protege ninguém. As residências tornaram-se xadrez familiar. Confie em Deus e em você, porque os próprios policiais apegam-se ao Divino para não ser abatido pela onda de fúria dos assaltantes e traficantes que impõem sua lei neste solo tupiniquim.

Policiais não viajam fardados em transporte coletivo, à exceção dos desavisados. Viajar à paisana, sua identidade bem escondida ou até mesmo dentro de sua bagagem. No bairro onde mora, principalmente nas capitais, nem mesmo seus vizinhos sabem que ele é policial, mesmo porque seu fardamento é conduzido dentro de sua sacola.

Pergunta-se, então, que país é este, em que bandidos invadem quartéis e furtam armas e munição. Que país é este em que traficantes fecham o comércio. Vivemos uma democracia de respeito ou uma anarquia sem limites? Desmintam-me se tiverem argumentos! É esta a verdade nua e crua.

Que país é este em que se convive com os respectivos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado envolvidos em escândalos, sob a mira do Judiciário devido a motivos escusos. Respondam-me, por favor. Assaltantes — mais de vinte — trancaram policiais dentro da unidade militar, passaram corrente em toda frente do prédio para impedir que viaturas saíssem e, em seguida, arrombaram dois caixas eletrônicos da cidade. Festejaram o sucesso da empreitada com centenas de tiros de fuzil. Isso está certo? Soldados terem que se ajoelhar e pedir aos assaltantes que tivessem piedade para não ceifar suas vidas. Isso está certo?

País da célebre “cracolândia”, uma pasta que desgraça nossa juventude, e até o momento o Estado está impotente para barrar essa epidemia de destruição de nossos jovens. Os organismos policiais, principalmente o serviço de inteligência, estão perdidos, sem encontrar forma de combater a disseminação desse demônio causador de violência e crimes de toda a espécie. Infelizmente o Estado jogou a toalha, não podendo demonstrar ao povo brasileiro como exterminar essa anarquia que intranqüiliza a família brasileira.

A verdade é que os mandões, chamados de “bacanas do poder”, salvo pouca e honrada exceção, são legisladores nepotistas e de causa própria que votam de acordo com o “mercado”. Ministros, governadores, senadores, deputados, muitos deles respondendo a processo judicial por improbidade, verdadeiro descaramento, cinismo profundo, sem pensar na tranquilidade social, preocupando-se apenas com futuras eleições, salvando a própria pele, deixam o povo na mira dos bandidos, traficantes e assaltantes armados em todo o território nacional.

Estão confusos quanto à maioridade penal, em face de crimes absurdos praticados por menores de idade. Por certo, sabem que a juventude está perdida e drogada por culpa, também, do próprio Estado. Este jamais se preocupou em dar assistência condigna às famílias que conviveram, por muito tempo, com a miséria. Seus filhos nasceram no leito do crime e hoje ou estão mortos ou estão recolhidos nas prisões, por falta de posicionamento do Estado que é impotente para subir morros e favelas, raiz do crime.

Nosso sistema carcerário é o limbo da sarjeta, falência que não ressocializa nenhum marginal. Os encarcerados saem da prisão com pós-graduação para mostrar suas habilidades profissionais do ato ilícito.

A Presidenta Dilma Rousseff está sendo vaiada em público e as ações violentas estão presentes nas capitais, posição do povo em revolta, enfrentando contingentes policiais. Algo está sem ordem, pois até mesmo o Partido dos Trabalhadores que dá sustentação à Presidenta acha-se presente nas páginas policiais. Faz-se, então, necessário um choque de autoridade e de respeito que inspire confiança. A anarquia está ferindo nossa Democracia e esta tem que ser mantida, doa em quem doer.

A verdade é que a Democracia está transformada em conflitos sociais, larápio dos cofres públicos, baderna em todo canto, revolta popular, tiroteio em supermercados, lojas, shoppings, etc. Crack, cocaína, maconha em larga escala. Jovens em franca prostituição, parindo que nem rato para receber dinheiro do programa “Bolsa Família”, legiões de ociosos que não querem trabalhar, que fogem da lavoura, pois confiam no cartão de crédito gratuito, aldeias indígenas tomadas pelo tóxico, enfim, uma desgraça em minha Pátria. É preciso dar um basta e se voltar ao Estado de Direito, nos trilhos da ordem e, para tanto, faz-se necessário e urgente um “Choque de Autoridade” para que a paz social reine em nossa querida pátria.

Será que não é absurdo uma “feira” de trinta e nove ministérios? Respondam-me se, de fato, isto não é uma brincadeira. Cada presidente de partido é contemplado com um ministério! Não é interessante?

As passeatas botam os policiais de pé, dentro da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, humilha-os e os agridem com “porrada”, tocam fogo em bancos, saqueiam e tranquilamente se dispersam, sem o menor disfarce. Não é engraçado para nossa soberania?

Impostos exorbitantes, os maiores do mundo, sem retorno e gastos de bilhões de reais com arenas de futebol com vistas à realização de jogos da copa, muito deles verdadeiros elefantes brancos, enquanto os setores de saúde e educação vivem pedindo esmolas! O povo está revoltado e com razão. Dizia o grande abolicionista, filho de uma alforriada negra, José do Patrocínio: “Ou obedece à vontade do povo ou cai!”.

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Bel. em Direito – Membro da Academia Juazeirense de Letras – Escritor – Cronista – Membro da ABI/Seccional Norte.

(Minhas Percepções – “Coletâneas de Crônicas” do autor Geraldo Dias de Andrade está a venda nas principais livrarias da cidade).

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More