carlos humbertoNo final dos anos 40, a cidade de Salvador se ressentia da falta de um estádio a altura do futebol que rapidamente se desenvolvia com o crescimento de clubes como Bahia, Vitória, Galícia, Botafogo, Guarany e Ypiranga, entre outros.

Projetado para ser utilizado na Copa de 1950, só em 28 de janeiro de 1951, o governador Octávio Mangabeira entregou aos baianos o estádio que levaria seu nome na fachada, mas que o povo consagrou como Fonte Nova. Botafogo e Guarany, times baianos, fizeram o jogo inaugural, que terminou com a vitória botafoguense por 1 x 0. O gol histórico foi marcado pelo atacante Antonio.

Nos anos 70, durante o torneio de inauguração do segundo anel de arquibancadas – atualmente são três –, o estouro de um refletor quase provoca uma tragédia monumental ao instalar o pânico entre os mais de 90 mil torcedores, provocando pisoteamento e mortes que nunca foram contabilizadas.

Em 29 de agosto de 2010, a antiga Fonte Nova foi para o chão, implodida. Interditado desde 2007, quando o desabamento de parte da arquibancada matou sete pessoas durante a partida entre Bahia e Vila Nova-GO, pela série C do campeonato brasileiro, o estádio foi reconstruído. Foram necessários três anos, durante os quais foram gastos R$ 689 milhões na parceria público privado (PPP) entre o governo estadual e as construtoras OAS e Odebrecht.

Para atender ao padrão FIFA, sua capacidade encolheu para 55 mil lugares, distante do recorde imbatível alcançado na semifinal do campeonato brasileiro da série A, entre Bahia e Fluminense do Rio de Janeiro, em 1988, quando passaram pelas bilheterias 110 438 pagantes, o maior público da história do futebol baiano.

O gramado foi reduzido de 110 x 75 para 105 x 68 metros, medidas exigidas em competições internacionais. O estacionamento, com vagas numeradas, atende 842 lugares. Decisão que provoca controvérsias e questionamentos, dentro da nova realidade do futebol como negócio – soccer is business –, uma empresa adquiriu os direitos de colocar seu nome – naming rigth, em inglês – no novo equipamento, sendo rebatizado para Itaipava Arena Fonte Nova, excluindo o nome de batismo original. A reação da corrente tradicionalista foi instantânea, mas inócua e o Governo se apressou para anunciar que no complexo esportivo que será construído no entorno do estádio o nome de Octávio Mangabeira será preservado.

Impressões

No mínimo, a Nova Arena Fonte Nova é um colosso espetacular que atende às necessidades dos mais exigentes. É, com certeza, digna dos reis do futebol, mas distante do plebeu que, por razões financeiras, terá o seu acesso aos jogos dificultado. Urgentemente, os cartolas que dirigem o futebol precisam resolver a seguinte equação: se o futebol é o esporte mais popular do mundo, por que o homem comum não pode assisti-lo?

Bem diferente da Fonte Nova do início de 1984 quando a delegação do Clube Social Barro Vermelho, de Juazeiro-BA, fez história ao jogar amistosamente contra o E. C. Vitória. Eu, que fazia parte daquele grupo, não pude deixar de fazer a comparação e me emocionar. Exceto pela localização, tudo é diferente. O conforto dos vestiários, a zona mista para contato da imprensa com jogadores, a posição dos confortáveis bancos, a cobertura de material flexível, o gramado tratado a laser, a extinção dos cantos cegos provocados pelas antigas colunas de sustentação, os novos banheiros e lanchonetes, as cadeiras numeradas individualmente e os luxuosos camarotes com telões de LED, bebidas e variados quitutes, coloca a Bahia no mapa dos grandes equipamentos esportivos mundiais.

No meio da visita, uma cena hilária: o esforço para fazer os olhos enxergarem todas as novidades custou-me caro: tropecei espetacularmente desabando no piso da nova arena, para delírio dos companheiros. Que mico! Mas tudo bem foi só um susto e o passeio continuou ciceroneado pelo gentil Ricardo, voluntário da Secopa.

Por minha cabeça, ainda trafegava a incômoda e frustrante possibilidade de, como o ambulante de caldo de cana, ficar expurgado do sonho de assistir a um jogo da Copa, já que até o momento em que escrevo esse texto, não tenhamos recebido a permissão para o credenciamento.

Assim, ainda não saibamos se vamos estar do lado de dentro quando Nigéria e Uruguai, na quinta-feira, e Itália e Brasil, no sábado, entrarem em campo. A título de consolação, o retorno àquele espaço me fez voltar no tempo e reviver alegrias adormecidas.

De forma figurada, posso dizer que nesta terça-feira, 18 de junho, começou para mim o verdadeiro projeto ‘Chuteiras Fora de Foco’, com a visita à nova Arena Fonte Nova. Se vamos ou não ter acesso aos jogos, não sei. Por isso, por enquanto só posso dizer que “o importante é que emoções eu vivi”.

Números

Custo da obra: R$ 689 milhões

Capacidade: 48 747 lugares mais 5 mil provisórios

Estacionamento: 842 vagas

Construtores: PPP com a OAS e Odebrecht, cuja concessão tem prazo de 35 anos.

Projeto arquitetônico: Setepla Tecnometal e Schulitz+Partner

Tempo da construção: 3 anos

Gramado: 105 x 68 m

Recordes: em 1988, Bahia 2 x 1 Fluminense-RJ, levaram ao estádio 110 438; 21 de dezembro de 2003 show de Ivete Sangalo com 80 mil pessoas.

Três partidas da Copa das Confederações serão realizadas: Nigéria x Uruguai, Itália x Brasil e a disputa pelo terceiro lugar da copa.

Por Carlos Humberto

Artigo sobre a Fonte Nova – Carlos Humberto – Projeto Chuteiras Fora de Foco

[F] Alieny Silva

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, liderou nesta terça-feira (15) duas reuniões com empresários dos setores industrial e agropecuário. Ao lado de outros ministros e secretários, Alckmin recebeu informações sobre o panorama das áreas diante da decisão dos Estados Unidos de aumentar para 50% as tarifas de importação de produtos brasileiros.

Os empresários manifestaram confiança nas negociações conduzidas pelo governo federal e defenderam que não sejam adotadas medidas de retaliação. A produção industrial e agropecuária já registram uma série de prejuízos.

Algumas associações chegaram a defender nesta terça-feira que o Brasil peça adiamento do início da vigência das novas tarifas, fixado em 1º de agosto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Alckmin destacou que a intenção do governo é avançar ao máximo dentro desse prazo e alcançar…

Read More
Política Relevantes

Governo publica decreto regulamentando Lei de Reciprocidade Comercial

post-image

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, regulamentando a Lei de Reciprocidade Comercial, foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15). A norma autoriza o governo brasileiro a suspender concessões comerciais, de investimentos e de obrigações a países que imponham barreiras unilaterais aos produtos do Brasil no mercado global.

O decreto cria o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais. Esse comitê será o responsável por decidir sobre a aplicação das providências comerciais em resposta às medidas unilaterais de outros países.

A edição do decreto ocorre dias após o governo dos Estados Unidos anunciar a imposição de tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para aquele país. Segundo o presidente norte-americano Donald Trump, a nova tarifa passará a valer a partir de 1º de agosto.

Política Relevantes

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

post-image

Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

A manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, por volta das 23h45, e faz parte das alegações finais, a última fase antes do julgamento dos acusados, que deve ocorrer em setembro deste ano.

No documento, que tem 517 páginas, o procurador-geral, Paulo Gonet, defende que Bolsonaro e os demais réus sejam condenados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

As penas máximas para os crimes passam de 30 anos de prisão

Além de Bolsonaro, a PGR pediu a…

Read More
Política Relevantes

Lula visita Juazeiro no próximo dia 17 de julho e deve anunciar investimentos na saúde

post-image

Juazeiro vai receber, no próximo dia 17 de julho, a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em um momento simbólico: o mês de aniversário da cidade. Esta será a primeira vez que Lula visita Juazeiro desde o início de seu terceiro mandato.

Com exclusividade para a RedeGN, foi confirmado que o presidente deverá anunciar novos investimentos para a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco, a conhecida Rede PEBA, que integra municípios da Bahia e de Pernambuco em uma cooperação federativa voltada ao atendimento em saúde de média e alta complexidade.

Os detalhes do pacote de investimentos ainda não foram divulgados pelo Palácio do Planalto, mas a expectativa é de que envolvam a ampliação dos serviços e da infraestrutura hospitalar que atende milhares de pessoas na região.

Política Relevantes

Guerra Comercial: Trump pode lançar bombas atômicas no Brasil, diz Flávio Bolsonaro

post-image

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu que o governo Lula (PT) ceda às pressões externas impostas pelos Estados Unidos após a taxação de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciada pelo presidente Donald Trump.

Em entrevista à CNN Brasil, o filho “01” de Bolsonaro fez um alerta a população brasileira usando uma metáfora sobre bombas atômicas, caso os pedidos de Trump não sejam acatados.

“Não estamos em condições normais de exigir nada. Ele vai fazer o que ele quiser, independente da nossa vontade. Cabe a nós termos a responsabilidade de evitar que caiam duas bombas atômicas no Brasil, para depois anunciar que vamos fazer anistia”, disse.

A declaração do senador leva em conta as falas do chefe da Casa Branca sobre o seu pai. Isso porque Trump mencionou que o Judiciário do país vem realizando…

Read More
Política Relevantes

Inss: Aposentados e pensionistas podem aderir a acordo a partir desta sexta (11)

post-image

A partir desta sexta-feira (11), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas dos descontos ilegais de mensalidades associativas poderão aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal.

Homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o plano de restituição dos valores deduzidos sem a autorização dos segurados do INSS é fruto de um acordo entre o Ministério da Previdência Social, o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Aderindo ao acordo, os segurados com direito à reparação financeira receberão em suas contas, em uma única parcela e sem precisar aguardar por uma decisão judicial, todo o valor descontado ilegalmente entre março de 2020 e março de 2025, corrigido pelo Índice Nacional de Preços…

Read More
Política Relevantes

Lula deve discutir com Hugo proposta de ampliação de deputados

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve discutir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a proposta de aumento do número de deputados federais.

O petista ainda não tomou uma decisão se irá sancionar ou vetar a proposta. Sinalizou, no entanto, preferência por deixar a sanção do projeto de lei caducar para que o Poder Legislativo promulgue a proposta.

A ideia é de que, antes de anunciar a sua decisão, Lula consulte Hugo Motta, principal defensor da proposta. E também converse, na próxima semana, com a equipe jurídica da Presidência da República.

O prazo do presidente é 16 de julho. A ideia é de que ele converse com a equipe jurídica no dia 14 de julho. E, ainda neste semana, se reúna com o presidente da Câmara dos Deputados.

Política Relevantes

Trump ameaça países que se alinhem ao Brics com tarifa de 10%

post-image

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual,…

Em meio à reunião de cúpula do Brics, que ocorre no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ameaçou taxas extras a produtos de países que se alinhem ao grupo, formado por 11 nações, entre elas, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A publicação foi feita em seu perfil na rede Truth Social.

“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu Trump.

No domingo (6), a declaração de líderes do Brics criticou medidas protecionistas adotadas no comércio global. 

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual,…

Read More