carlos humbertoNo final dos anos 40, a cidade de Salvador se ressentia da falta de um estádio a altura do futebol que rapidamente se desenvolvia com o crescimento de clubes como Bahia, Vitória, Galícia, Botafogo, Guarany e Ypiranga, entre outros.

Projetado para ser utilizado na Copa de 1950, só em 28 de janeiro de 1951, o governador Octávio Mangabeira entregou aos baianos o estádio que levaria seu nome na fachada, mas que o povo consagrou como Fonte Nova. Botafogo e Guarany, times baianos, fizeram o jogo inaugural, que terminou com a vitória botafoguense por 1 x 0. O gol histórico foi marcado pelo atacante Antonio.

Nos anos 70, durante o torneio de inauguração do segundo anel de arquibancadas – atualmente são três –, o estouro de um refletor quase provoca uma tragédia monumental ao instalar o pânico entre os mais de 90 mil torcedores, provocando pisoteamento e mortes que nunca foram contabilizadas.

Em 29 de agosto de 2010, a antiga Fonte Nova foi para o chão, implodida. Interditado desde 2007, quando o desabamento de parte da arquibancada matou sete pessoas durante a partida entre Bahia e Vila Nova-GO, pela série C do campeonato brasileiro, o estádio foi reconstruído. Foram necessários três anos, durante os quais foram gastos R$ 689 milhões na parceria público privado (PPP) entre o governo estadual e as construtoras OAS e Odebrecht.

Para atender ao padrão FIFA, sua capacidade encolheu para 55 mil lugares, distante do recorde imbatível alcançado na semifinal do campeonato brasileiro da série A, entre Bahia e Fluminense do Rio de Janeiro, em 1988, quando passaram pelas bilheterias 110 438 pagantes, o maior público da história do futebol baiano.

O gramado foi reduzido de 110 x 75 para 105 x 68 metros, medidas exigidas em competições internacionais. O estacionamento, com vagas numeradas, atende 842 lugares. Decisão que provoca controvérsias e questionamentos, dentro da nova realidade do futebol como negócio – soccer is business –, uma empresa adquiriu os direitos de colocar seu nome – naming rigth, em inglês – no novo equipamento, sendo rebatizado para Itaipava Arena Fonte Nova, excluindo o nome de batismo original. A reação da corrente tradicionalista foi instantânea, mas inócua e o Governo se apressou para anunciar que no complexo esportivo que será construído no entorno do estádio o nome de Octávio Mangabeira será preservado.

Impressões

No mínimo, a Nova Arena Fonte Nova é um colosso espetacular que atende às necessidades dos mais exigentes. É, com certeza, digna dos reis do futebol, mas distante do plebeu que, por razões financeiras, terá o seu acesso aos jogos dificultado. Urgentemente, os cartolas que dirigem o futebol precisam resolver a seguinte equação: se o futebol é o esporte mais popular do mundo, por que o homem comum não pode assisti-lo?

Bem diferente da Fonte Nova do início de 1984 quando a delegação do Clube Social Barro Vermelho, de Juazeiro-BA, fez história ao jogar amistosamente contra o E. C. Vitória. Eu, que fazia parte daquele grupo, não pude deixar de fazer a comparação e me emocionar. Exceto pela localização, tudo é diferente. O conforto dos vestiários, a zona mista para contato da imprensa com jogadores, a posição dos confortáveis bancos, a cobertura de material flexível, o gramado tratado a laser, a extinção dos cantos cegos provocados pelas antigas colunas de sustentação, os novos banheiros e lanchonetes, as cadeiras numeradas individualmente e os luxuosos camarotes com telões de LED, bebidas e variados quitutes, coloca a Bahia no mapa dos grandes equipamentos esportivos mundiais.

No meio da visita, uma cena hilária: o esforço para fazer os olhos enxergarem todas as novidades custou-me caro: tropecei espetacularmente desabando no piso da nova arena, para delírio dos companheiros. Que mico! Mas tudo bem foi só um susto e o passeio continuou ciceroneado pelo gentil Ricardo, voluntário da Secopa.

Por minha cabeça, ainda trafegava a incômoda e frustrante possibilidade de, como o ambulante de caldo de cana, ficar expurgado do sonho de assistir a um jogo da Copa, já que até o momento em que escrevo esse texto, não tenhamos recebido a permissão para o credenciamento.

Assim, ainda não saibamos se vamos estar do lado de dentro quando Nigéria e Uruguai, na quinta-feira, e Itália e Brasil, no sábado, entrarem em campo. A título de consolação, o retorno àquele espaço me fez voltar no tempo e reviver alegrias adormecidas.

De forma figurada, posso dizer que nesta terça-feira, 18 de junho, começou para mim o verdadeiro projeto ‘Chuteiras Fora de Foco’, com a visita à nova Arena Fonte Nova. Se vamos ou não ter acesso aos jogos, não sei. Por isso, por enquanto só posso dizer que “o importante é que emoções eu vivi”.

Números

Custo da obra: R$ 689 milhões

Capacidade: 48 747 lugares mais 5 mil provisórios

Estacionamento: 842 vagas

Construtores: PPP com a OAS e Odebrecht, cuja concessão tem prazo de 35 anos.

Projeto arquitetônico: Setepla Tecnometal e Schulitz+Partner

Tempo da construção: 3 anos

Gramado: 105 x 68 m

Recordes: em 1988, Bahia 2 x 1 Fluminense-RJ, levaram ao estádio 110 438; 21 de dezembro de 2003 show de Ivete Sangalo com 80 mil pessoas.

Três partidas da Copa das Confederações serão realizadas: Nigéria x Uruguai, Itália x Brasil e a disputa pelo terceiro lugar da copa.

Por Carlos Humberto

Artigo sobre a Fonte Nova – Carlos Humberto – Projeto Chuteiras Fora de Foco

[F] Alieny Silva

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More