O povo brasileiro pede reforma, mudança ou transformação?

gel-varelaPara analisar toda e qualquer ação, seja de reforma, mudança ou transformação social, é imprescindível que o observador, mediante o mecanismo da introspecção, se situe no ponto de vista do ator; posto isto, sustento que o vazio partidário e sindicalista que se dá nesse movimento de revolução nas ruas é porque, aos olhos dos cidadãos, todos os partidos e sindicatos tradicionais de esquerda e/ou direita estão atrelados aos governos, e todos os governos (municipal, estadual e federal) estão buscando pactos de governabilidade com baseem uma coalizão com as estruturas, tanto partidárias, quanto sindicais, com uma demonstração de tentativa de eliminar qualquer possibilidade de oposição, desconhecendo o fato de que,quando a oposição é forte, segundo a razão, bom senso e boa intenção; bem como a capacidade, conhecimento e atitude; e ainda, se ela é, ao mesmo tempo, inteligente, instigante e interessante, então o Estado é tão forte quanto.

Não devemos entender a crítica a esta coalizão petista com defesa de um estado mínimo com deseja os conservadores neoliberais, o problema é que com esta coalizão só sobrou a oposição cidadã, uma oposição com base na consciência e na razão das pessoas que não se sentem representadas diante desse arquétipo de governabilidade, ondeas pessoas que estão livres de vínculos com as estruturas tradicionais estão fazendo a transformação pragmática e histórica,baseada em uma sinergia que se sustenta nas redes sócias e encontram afinidades entre uma razão prática e até mesmo positivista mediante a necessidade da retomada de uma ordem sem corrupção. Assim, toda crise, principalmente se global, enquanto atual, demonstra a indubitável necessidade de reformulações em um dado sistema no qual a noção de especulação individual deve ceder lugar à noção de responsabilidade social, pois só assim se constrói República.

A humanidade não é apenas um conjunto de pessoas, mas sim uma espécie em expansão.ALei de Evolução é prova cabal disto, senão vejamos: há cerca de cinco mil anos surgiu uma das primeiras revoluções, e construímos as primeiras noções de civilizações organizadas; há quinhentos anos fizemos a revolução industrial, amadurecemos os meios de produção e mecanizamos as relações; há cinquenta anos fizemos a revolução tecnológica, aceleramos a informação e midiatizamos as relações; nos últimos cinco anos,começou-seuma revolução de consciência, porém inobservada e/ou ignorada por aqueles que detêm o poder decisório, principalmente em nossa sociedade.

Visualizado o quadro abaixo da linha do tempo, podemos compreender um pouco do nosso processo histórico de ser no mundo, onde caracterizam os períodos os paradigmas, os modos de produção e bases das relações de poder:

PERÍODO PARADIGMA PRODUÇÃO PODER

Arcaico Mitológico Agrícola (1ª) Glória

Id. Antiga Antropocêntrico Agrícola (1ª) Palavra

Id. Média Teocêntrico (?) Agrícola (1ª) Terra

Id. Moderna Antropocêntrico Manufaturada (2ª) Capital

Id. Contemp. Antropocêntrico Manufaturada (2ª) Capital

Pós-Modernidade Tecno-Homo Tecnológica (3ª) Informação + Conhecimento

Hoje em dia já temos consciência e percebemos que a tecnologia pode produzir e difundir a informação.Contudo,só o ser humano produz conhecimento; porém, ainda estamos defasados na compreensão da razão da existência para a construção do equilíbrio dinâmico que produza harmonia social no globo como um todo.

Depois de toda essa caminhada histórica, muitos de nós humanos encontram-se em estado de pobreza.Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, de 7 bilhões de pessoas, que é o total de seres humanos no planeta, 4 bilhões vivem abaixo da linha de pobreza. Então, nós não podemos dizer que o capitalismo e as formas de governos vigentes e ditas democráticas, na maioria tiveram êxito. Hoje temos os que vivem em pobreza material; e outros, ditos ricos, em pobreza espiritual; e outros em ambas as situações; pois muitos de nós, nesse sistema, perdemos a saúde para ganhar dinheiro e depois não temos dinheiro para recuperá-la.

Em qualquer que sejam as condições sociais em que os indivíduos se encontrem,todas provocam inquietações que demonstram uma crise factual de consciência no sujeito, que uma vez dualizado entre o certo e o errado; o bem e o mal; o capitalismo e o socialismo; e sem clareza de propósitos na sua busca de segurança, satisfação e felicidade, incessantemente, terminam por explodir em uma manifestação globalizada de questionamentos, que encontram solidariedade entre os também insatisfeitos mundo afora.Nesta manifestação da condição de incerteza,a qual esses sujeitos e/ou atores sociais reconhecem como forma saturada de viver em sociedade, ou seja, parece que o escravo moderno dá sinais de rejeição da sua condição, buscando sua emancipação através da expansão natural de sua consciência, no mínimo político-cidadã. Consideramos o fato dessa crise individual um caos produtivo nesse momento.

Leonardo Boff,em recente artigo publicado, nos trás o poeta cubano Ricardo Retamar, que nos diz: “O ser humano possui duas fomes: uma de pão, que é saciável; e outra de beleza, que é insaciável”. Sob beleza se entende educação, cultura, reconhecimento da dignidade humana e dos direitos pessoais e sociais, como saúde com qualidade mínima e transporte menos desumano.Essa segunda fome não foi atendida adequadamente pelo poder público na nossa sociedade, seja do PT ou de outros partidos. Os que mataram sua fome querem ver atendidas outras fomes, não em último lugar: a fome de cultura e de participação. Avulta a consciência das profundas desigualdades sociais, que é o grande estigma da sociedade brasileira. Esse fenômeno se torna mais e mais intolerável na medida em que cresce a consciência de cidadania e de democracia real.

A evolução da sociedade exige tanto reformas, quanto mudanças, como transformações.Reformas e mudanças são transformações adiadas; eis que os dirigentes dos governos precisam transformar-se, a não ser que ainda não tenham grau de inteligência significativo para empreender acerca da razão de sua função social, bem como qual o seu papel diante do novo paradigma que se apresenta nas ruas. No entanto, vale lembrar que só as transformações consistentes, diretas, corretas e completas libertam uma sociedade das amarras da mediocridade.

O que não é mais aceitável mesmo é o engodo político, como por exemplo: no momento dessa explosão de cidadania,em que a sociedade exige e anseia por respostas contra as mazelas das corrupções, o poder político desta mesma sociedade, que está intrinsicamente implicado no processo, procura formular perguntas, em forma de plebiscito, com o claro objetivo de desviar a atenção e o foco do real problema. Isso é o mesmo que tentar adiar o inevitável, ou seja, fazer mudanças para adiar as transformações necessárias. Esse descompasso proposital não terá vida longa, pois há uma razão maior que requer sua materialização, e todos sabem disto.

Devemos sempre relembrar que transformação social alguma ocorre senão primeiro em nós, em nossa individualidade, e a partir do nosso interior – coisa da consciência. A indignação indica que algo há de errado na sociedade.Porém, não devemos esquecer da nossa responsabilidade, enquanto cidadão e eleitor, pois, afinal, a Sociedade Brasileira é e está como nós a fazemos e construímos até então. Portanto, quem quiser ver o culpado pelo caos social, que se olhe no espelho, pois nós votamos e muitas vezes não sabemos nem porque votamos. Isso precisa mudar!

Penso que temos uma juventude mais bem informada, em função de todo o aparato tecnológico que produz rede das redes nas ruas, e devemos tirar o melhor dessa experiência, pois já sabemos que todos nós nascemos e vivemos dentro de um contexto social que é muito mais amplo do que nossa existência individual nesse mundo de redes sociais, e a crise social nada mais é do que o produto de nossa crise individual. Ela é a demonstração factual do resultado coletivo de nossas ações individuais, pois, quando agimos, as projetamos no social; e aquilo que parecia devaneio e queixume de internautas ganhou materialização nas ruas.

Indubitavelmente percebo que todo esse movimento é fruto das mentes cansadas de tantos desencontros, e que vem buscando a retomada da direção da consciência cidadã, da harmonia social, em tempos da midiatização das relações,visto que 144 homicídios por mês em nossa cidade já é mais que o suficiente para a sociedade refletir e buscar alternativas, mesmo sabendo que toda crise social ou ecológica se radica em crises individuais ou psicológicas, principalmente entre aqueles que amam o poder, mas não tem o poder de amar.E também não dá mais para governar só com pão e circo, mesmo porque, o circo da FIFA ficou muito caro, excluindo negros e pobres da periferia, em uma clara segregação econômica e cultural, produto da colonização Fifense e com a concordância conveniente dos nossos governantes em nome do progresso. Tenho dito!!

por Gel Varela

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More
Política Relevantes

Propaganda eleitoral no Rádio e TV já começa nessa sexta-feira(30); Confira os tempos e ordem de apresentação dos candidatos de Juazeiro

post-image

A propaganda eleitoral para as Eleições Municipais de 2024 começou oficialmente nesta manhã de sexta-feira (30), às 7h da manhã no rádio, oportunidade em que os candidatos a prefeito começaram a se apresentar para o eleitor no horário gratuito determinado pelo TSE.

Neste primeiro dia em Juazeiro a ordem de apresentação dos programas da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão começam com a seguinte ordem e tempo: 

– Coligação O Futuro Chegou (Andrei Gonçalves): 3:04 minutos.

– Coligação Juazeiro de Toda Gente (Márcio Jandir): 1:07 minutos.

– Aliança por Juazeiro (Suzana Ramos): 04:45 minutos.

– Partido Social Democrático (Celso Carvalho): 1:04 minutos.

Os programas de Rádio tem dois horários: das 7h00 às 7h10 e das 12h00 às 12h10.

Na Televisão os…

Read More
Política Relevantes

Cármen Lúcia diz que horário eleitoral será exercício democrático

post-image

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (29) que o horário eleitoral no rádio e na TV será um espaço de exercício democrático de informação. A declaração foi feita durante a abertura da sessão do TSE na manhã desta quinta-feira(29). 

O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (30) e vai até 3 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Os horários serão divididos em blocos de propaganda dos candidatos às prefeituras. Os candidatos ao cargo de vereador não têm tempo no horário eleitoral.

“A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”, afirmou.

O horário eleitoral será exibido nas emissoras…

Read More