Apesar de muitas pessoas defenderem que é melhor não mexer nas espinhas e muito menos nos cravinhos do rosto, há algumas exceções e com os devidos cuidados pode até ser benéfico, sugere o site Refinery 29.
Deve-se espremer as espinhas que evidenciem a presença de pus, aconselha o dermatologista Neal Schultz. “Se só estiver inflamado, não há nada para extrair”, destaca.
Se não conseguir espremer na primeira tentativa, deixe o trabalho para um profissional. A esteticista nova-iorquina Mary DeRolph explica que espremer de forma agressiva ou usar algum objeto para cortar a pele pode causar infecções, feridas ou marcas.
Além disso, ao tentar extrair coisas que não são para extrair ou ao usar a técnica errada, são ações que podem servir para espalhar as bactérias, podendo causar danos irreversíveis na pele. Na dúvida, não mexa.
Escolha um bom profissional. Antes de marcar qualquer tratamento de pele tente informar-se sobre o profissional que o vai tratar. Escolha alguém que seja conhecido por tratar bem de problemas como o seu e por não fazer tratamentos muito agressivos. Alguém com pelo menos dois anos de experiência também pode garantir um melhor trabalho, aconselha o mesmo site.
Prepare a pele. Se decidir tratar da pele em casa lembre-se que é essencial fazer aquecimento antes de um treino, é preciso preparar a pele antes de a ‘massacrar’. “A pele deve estar limpa e esfoliada”, aconselha o especialista DeRoplph. “Depois do banho é a momento ideal” para espremer espinhas e pontos negros uma vez que os poros estão abertos.
Evite infecções. Use luvas ou guardanapos para evitar o contato das unhas com a pele das espinhas ou cravinhos. Assim estará evitando que possíveis sujeiras e bactérias entrem nos poros e causem infecções. No final, lave o rosto com um gel ou espuma de limpeza de rosto antibacteriano.
Mantenha os poros livres. Há medidas que pode adotar para prevenir a obstrução dos poros e consequente aparecimento de acne e pontos negros. Entre elas estão: usar produtos para controlar a oleosidade, esfoliantes suaves ou máscaras uma vez por semana e nunca dormir com maquiagem.
Fonte: MSN Saúde e Bem Estar