A Brigada do Ibama, em Petrolina, conta com um efetivo de 15 homens, que se dividem em duas equipes que trabalham em semanas alternadas.
Só no último mês, o grupo registrou, junto com o corpo de bombeiros de Petrolina, cerca de 20 casos de incêndio em que as equipes foram acionadas e tiveram que combater o fogo.
De acordo com o chefe da Brigada, o grupo atua principalmente na prevenção e no combate às queimadas da vegetação das áreas de atuação do grupo.
“Fazemos prevenção e educação ambiental nas zonas rurais, junto às escolas, para que a população saiba como fazer a chamada ‘queima controlada’ – conduzida voluntariamente pelo morador da zona rural, como um agricultor, por exemplo”, complementa Nunes.
Bomba costal, abafadores, pás e rastelos são algumas das ferramentas utilizadas pela equipe para apagar os incêndios na mata. “Utilizamos a fonte de água mais próxima que tivermos para abastecer as bombas e acabar com qualquer foco que possa reanimar o fogo”, conta o chefe da brigada.
Mozar Nunes reforça que o trabalho da Brigada é de muita importância para a região, que apresenta uma vegetação muito seca, e também para o próprio ecossistema, haja vista os efeitos danosos das queimadas ao meio ambiente.
Para acionar a Brigada, que trabalhar na Secretaria de Meio Ambiente do Município, basta ligar para o número (87) 8816 9875, a qualquer hora do dia.
Texto e Fotos: Ricardo Alves